Saltar para o conteúdo

Maria Heloísa Penteado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aureonatal (discussão | contribs)
Linha 7: Linha 7:
Antes de escrever já desenhava e dedicava-se a pintura. Nasceu em Araraquara, São Paulo. Fez o magistério em [[Campinas]], onde, por alguns anos, lecionou em escolas públicas. Mudou-se para [[São Paulo]] em [[1944]].
Antes de escrever já desenhava e dedicava-se a pintura. Nasceu em Araraquara, São Paulo. Fez o magistério em [[Campinas]], onde, por alguns anos, lecionou em escolas públicas. Mudou-se para [[São Paulo]] em [[1944]].


Em [[1949]] começou a colaborar na Página Feminina do jornal O Estado de S. Paulo, com contos e ilustrações para crianças. Anos depois, com a criação do Suplemento Feminino desse jornal, teve sob sua responsabilidade duas páginas para crianças, que dirigiu até [[1967]], escrevendo, ilustrando, criando passatempos e mantendo correspondência com elas.
Em [[1949]] começou a colaborar na Página Feminina do jornal O Estado de S. Paulo, com contos e ilustrações para crianças. Anos depois, com a criação do Suplemento Feminino desse jornal, teve sob sua responsabilidade duas páginas para crianças, que dirigiu até [[1967]], escrevendo, ilustrando, criando passatempos e mantendo correspondência com elas.Foi a Primeira Mulher Brasileira a se separar..


== Obra ==
== Obra ==

Revisão das 01h03min de 24 de abril de 2014

Maria Heloísa Penteado (Araraquara, 1919) é uma escritora e ilustradora brasileira de livros infantis.

Biografia

Maria Heloísa começou a registrar por escrito suas "fantasias puras" na década de 1940. Em 1949 mandou pela primeira vez uma história para o Estadão; a partir daí publicava toda semana uma nova história. Quando acabou o suplemento infantil, passou para a parte de traduções do jornal. Antes de escrever já desenhava e dedicava-se a pintura. Nasceu em Araraquara, São Paulo. Fez o magistério em Campinas, onde, por alguns anos, lecionou em escolas públicas. Mudou-se para São Paulo em 1944.

Em 1949 começou a colaborar na Página Feminina do jornal O Estado de S. Paulo, com contos e ilustrações para crianças. Anos depois, com a criação do Suplemento Feminino desse jornal, teve sob sua responsabilidade duas páginas para crianças, que dirigiu até 1967, escrevendo, ilustrando, criando passatempos e mantendo correspondência com elas.Foi a Primeira Mulher Brasileira a se separar..

Obra

Na década de 1970, com a explosão da literatura infantil no Brasil, começou a publicar suas histórias em livros.

Eventos

  • Participou, como escritora e ilustradora, da Feira de Bolonha em 1979 e nas que se seguiram;
  • Exposição de ilustradores Era Uma Vez, em São Paulo, promovida pela Fundação Roberto Marinho em 1979;
  • Exposição O Livro Infantil e sua Produção promovida pelo Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil (CELIJU), em 1980, em São Paulo;
  • 2ª Mostra Itinerante de Ilustradores, que percorreu as Américas em 1980, organizada pelo Centro de Capacitación El Macaro, na Venezuela;
  • Mostra Comemorativa do Bicentenário dos Irmãos Grimm, em 1985, em São Paulo, com uma série de contos desses autores, adaptados e ilustrados por ela, para a Página Infantil de O Estado de S. Paulo;
  • Exposição Ilustradores de Livros Infantis, em 1985, promovida pelo SESC, em São Paulo;
  • 1ª Mostra Nacional de Ilustradores de Livros Infantis, na Bienal de 1986, pela Câmara Brasileira do Livro.

Livros

Tem cerca de quarenta livros publicados, entre eles:

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.