Mark Phillips

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde janeiro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mark Phillips
Capitão
Esposas Ana, Princesa Real (1973–1992)
Sandy Pflueger (1997–2012)
Descendência
Peter Phillips
Zara Phillips
Stephanie Phillips
Felicity Tonkin (ilegítima)
Nome completo
André Alberto Cristiano Eduardo
Pai Peter William Garside Phillips
Mãe Mark Anthony Peter Phillips
Nascimento 22 de setembro de 1948 (67 anos)
Tetbury, Gloucestershire, Reino Unido
Religião Anglicanismo
Brasão

Mark Antony Peter Phillips CVO (Tetbury, Gloucestershire, 22 de setembro de 1948) é um ex-cavaleiro britânico vencedor de uma medalha de ouro olímpica e o primeiro marido da princesa Ane, a única filha da rainha Elizabeth II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mark Phillips é filho do major Peter William Garside Phillips (1920–1998),[1] e Anne Patricia Phillips (Tiarks)[2] (1926–1988).

Mark Phillips foi educado na Escola Preparatória de Stouts Hill, em Marlborough College e na Real Academia Militar de Sandhurst. Em 1969, foi comissionado no 1st The Queen's Dragoon Guards, um regimento de cavalaria. No regimento, adquiriu o apelido de "Foggy", porque ele era considerado "ineficaz e grosso". Desde que deixou o Exército, ele continuou a se estilizar Capitão Mark Phillips.

Em 1972, foi um membro do time de concurso completo de equitação britânico, o qual ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Munique. Ganhou o concurso Badminton Horse Trials, realizado anualmente em Badminton House, a residência dos Duques de Beaufort, em 1971 e 1972, cavalgando Great Ovation, em 1974, cavalgando Colombus, e em 1981, cavalgando Lincoln.

Foi através de suas atividades de equitação que ele conheceu a princesa Anne, e eles se casaram no dia 14 de novembro de 1973, na Abadia de Westminster. O casal teve dois filhos:

O brasão de armas do capitão Mark Phillips.

Acredita-se que a rainha tenha lhe oferecido um condado no dia de seu casamento, o qual ele recusou. Isso pode ter sido também um desejo da princesa Anne. Apesar dos numerosos rumores de uma relação tempestuosa, o casamento da princesa e do capitão não atraiu tanta atenção da mídia.

Phillips é pai de Felicity Tonkin (nascida em agosto de 1985). A mãe da garota é Heather Tonkin, que apresentou uma demanda de paternidade numa corte da Nova Zelândia em 1991. Um teste de DNA confirmou mais tarde que Phillips realmente era o pai da criança. Em 1992, Mark Phillips se divorciou da princesa real. Em 1 de fevereiro de 1997, casou-se com Sandy Pflueger, um bem-sucedida adestradora[desambiguação necessária] americana. O casal teve uma filha, Stephanie Phillips, em 2 de outubro de 1997.

Mark Phillips continua sendo uma figura-líder nos círculos de equitação britânicos e serve como chefe de equipe no time de concurso completo dos Estados Unidos.

Referências