Markus Merk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde novembro de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Markus Merk
Nascimento 15 de março de 1962 (56 anos)
Kaiserslautern
Cidadania Alemanha
Ocupação árbitro de futebol, dentista
Prêmios Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha
Página oficial
http://www.merk-es-dir.de/

Markus Merk (Kaiserslautern, 15 de março de 1962) é um árbitro alemão.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Foi o árbitro mais novo a apitar na Bundesliga, com apenas 25 anos, em 1988. Depois apitou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e a partir daí começou a sua carreira internacional.

O auge de sua carreira foi ter apitado a final da Euro 2004, entre Portugal e Grécia. Merk ganhou o título de Melhor Árbitro do Mundo em 2004 e 2005, sendo que, além de ter apitado a final da Euro 2004, apitou ainda a final da UEFA Champions League 2002-03,[2] entre Juventus e Milan, ambos da Itália.

Merk apitou ainda alguns jogos do Campeonato Paulista, no Brasil, para adquirir experiência internacional.

Incidente[editar | editar código-fonte]

Na temporada 2000-01, Merk foi designado para apitar a partida entre Hamburgo e Bayern de Munique, pela última rodada da Bundesliga. O Bayern era líder com três pontos de vantagem sobre o Schalke 04, no entanto, o Schalke tinha vantagem no saldo de gols.

Faltando poucos segundos para o final da partida, o Hamburgo vencia o líder Bayern de Munique por 1-0, enquanto o Schalke havia vencido o SpVgg Unterhaching por 5-3. Aos 93 minutos de jogo, Merk concedeu uma falta muito controversa para o Bayern, convertida em gol por Patrik Andersson. O jogo terminou em 1-1, e o Bayern de Munique conquistou o título da Bundesliga 2000-01. Markus Merk sofreu duras críticas e chegou a ser agredido por torcedores do Schalke 04.

Após as agressões, Merk nunca mais apitou um jogo na Arena AufSchalke, estádio do Schalke.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Markus Merk». ZeroZero.PT. Consultado em 29 de Novembro de 2013. 
  2. «Final - 28-05-2003». UEFA Champions League. Consultado em 29 de Novembro de 2013. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]