Matilde II de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Matilde
Senhora de Bourbon
Reinado 12491262
Antecessor(a) Arcambaldo IX de Bourbon
Sucessor(a) Inês de Dampierre
Condessa de Nevers, Auxerre e Tonnerre
Baronesa de Donzy e de Perche-Gouët
Reinado 12571262
 
Nascimento 1234/35
Morte 1262 (27 anos) ou (28 anos)
Cônjuge Eudo de Borgonha
Descendência Iolanda, Condessa de Nevers
Margarida, Rainha da Sicília
Adelaide, Condessa de Auxerre
Joana de Borgonha
Casa Dampierre (por nascimento)
Borgonha (por casamento)
Pai Arcambaldo IX de Bourbon
Mãe Iolanda de Châtillon
Brasão

Matilde II de Bourbon, também conhecida como Matilde de Dampierre (em francês: Mathilde; 1234/35 — março ou setembro de 1262)[1][2] foi suo jure senhora de Bourbon e condessa de Nevers, Auxerre e Tonnerre. Foi esposa de Eudo de Borgonha, filho mais velho de Hugo IV, Duque da Borgonha.

Família[editar | editar código-fonte]

Matilde foi a filha primogênita de Arcambaldo IX de Bourbon, e de Iolanda de Châtillon, herdeira dos condados de Nevers, Auxerre e Tonnerre. Seus avós paternos eram Arcambaldo VIII de Bourbon e Beatriz de Montluçon. Seus avós maternos eram o conde Guido II de Saint-Pol e Inês II de Nevers, condessa de Nevers, Auxerre e Tonnerre.

A condessa teve uma irmã, Inês de Dampierre, esposa de João de Borgonha e mãe de Beatriz de Borgonha, senhora de Bourbon.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Matilde e Eudo ficara noivos a partir de contrato de casamento datado em fevereiro de 1237. Eles se casaram em fevereiro de 1248. Ele era filho e herdeiro de Hugo IV, Duque da Borgonha e de sua primeira esposa, Iolanda de Dreux, condessa de Ossone.

Em 1249, ela tornou-se senhora de Bourbon. Em 1257, ela sucedeu aos títulos de condessa de Nevers, Auxerre e Tonnerre como herdeira de sua bisavó paterna, Matilde de Courtenay. [1] Juntos, Matilde e Eudes governaram como senhores de Bourbon e condes de Nevers, Auxerre e Tonnerre.

Matilde também foi baronesa de Donzy e de Perche-Gouët. [2]

O casal teve quatro filhas.

A condessa faleceu em março ou setembro de 1262, com cerca de 27 ou 28 anos de idade.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Iolanda de Borgonha (1247/1248/49 – 2 de junho de 1280), sucessora da mãe como condessa de Nevers. Seu primeiro marido foi João Tristão da França, conde de Valois, e depois foi casada com o conde Roberto III da Flandres, com quem teve cinco filhos;
  • Margarida de Borgonha (1249/50 – 5 de setembro de 1308), sucessora da mãe como condessa de Tonnerre, além de senhora de Montmirail e de Perche. Foi rainha de Sicília e Nápoles como a segunda esposa de Carlos I da Sicília;
  • Adelaide da Borgonha (1251 – 1279), sucessora da mãe como condessa de Auxerre, além senhora de Saint-Aignan e de Montjay. Foi esposa do conde João I de Chalon e senhor de Rochefort, com quem teve um filho.
  • Joana de Borgonha (1253 – 1271).

Referências

  1. a b «Foundation for Medieval Genealogy». fmg.ac 
  2. a b «Geneanet». gw.geneanet.org