Nevers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nevers
  Comuna francesa França  
Nevers-Pont sur la Loire-Cathédrale Saint Cyr et Sainte Julitte-20160502.jpg
Símbolos
Brasão de armas de Nevers
Brasão de armas
Localização
Nevers está localizado em: França
Nevers
Localização de Nevers na França
Coordenadas 46° 59' N 3° 10' E
País  França
Região Logo Bourgogne-Franche-Comté 2016-11.png Borgonha-Franco-Condado
Departamento Blason dpt fr Nievre.svg Nièvre
Características geográficas
Área total 17,33 km²
População total (2018) [1] 34 353 hab.
Densidade 1 982,3 hab./km²
Código Postal 58000
Código INSEE 58194
Palácio Ducal de Nevers

Nevers é uma comuna francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento Nièvre. Nevers fica a 260 km ao sul-sudeste de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

Novioduno (em latim: Noviodunum) foi o nome mais antigo de Nevers, alterado posteriormente para Nebirno (em latim: Nebirnum). A quantidade de medalhas e outras antiguidades romanas encontradas no local indicam a sua importância na época em que César instalou ali seus depósitos de cereais, dinheiro e prisioneiros. Em 52 a.C. foi a primeira localidade tomada pelos éduos revoltosos. Tornou-se a sede de um bispado no final do século V. O condado data do início do século X. Os cidadãos de Nevers conseguiram títulos de propriedade para a cidade em 1194 e 1231. Por um breve período do século XIV a cidade foi sede de uma universidade, transferida de Orleães, para onde foi depois re-transferida.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Nevers fica nas encostas de uma colina às margens direitas do Rio Loire, na sua confluênia com o rio Nièvre.

Atrações[editar | editar código-fonte]

Estreitas vielas recurvadas saem do cais atravessando a cidade e dispõem de inúmeras casas antigas dos séculos XIV ao XVII.

Entre as construções eclesiásticas a mais importante é a catedral de Saint-Cyr-et-Sainte-Julitte, dedicada a Santa Julita e São Ciro, e que é uma cobinação de dois edifícios e possui duas ábsides. a ábside a oeste é a remanescente de uma igreja romanesca, enquanto a nave e a ábside leste já são no estilo gótico e pertencem ao século XIV. Não há um transepto na parte oriental. A porta lateral ao sul pertence ao sećulo XV e a macissa torre elaboradamente decorada que surge ao seu lado data do início do século XVI.

A igreja de Saint Etienne é um exemplo de estilo romanesco da Auvérnia com sua característica disposição da ábside com três capelas irradiadas. Ela foi consacrada no final do século IX e fazia parte do priorado afiliado a Cluny. O palácio ducal de Nevers (agora ocupado pelas cortes de justiça e um importante museu de cerâmica) foi construído nos séculos XV e XVI, sendo um dos principais edifícios medievais da França central. A fachada é flanqueada por torretes e uma torre redonda em cada extremidade. A torre central, contendo as grandes escadarias, tem as janelas adornadas por esculturas relaciodas a história da Casa de Cleves por quem a maior parte do palácio foi construída.

Em frente ao palácio fica um vasto espaço aberto com uma bela vista sobre o vale do Loire. A Porte du Croux, uma torre quadrada ladeada por torretes, datada do século XIV, está entre os remanescentes de antigas fortificações e hoje contém uma coleção de esculturas e antiguidades romanas.

Um arco do triunfo do século XVIII, comemorando a vitória de Fontenoy, e o Hotel de Ville, uma construção moderna que inclui uma biblioteca são também de algum interesse. O Loire pode ser cruzado através de uma moderna ponte de pedra ou por uma ponte ferroviária de ferro.

Economia[editar | editar código-fonte]

Nevers é sede de um bispado, de tribunais de primeira instância e de comércio, e de uma corde de assizes, além de ter uma câmara de comércio e uma sucursal do Banco da França. Suas instituições de ensino incluem um liceu, um colégio profissionalizante para professoras, seminários eclesiásticos e uma escola de artes. A cidade tem manufaturas de porcelana, implementos agrícolas, fertilizantes químicos, cola, aquecedores e bens de ferro, botas e sapatos, e vestimentas de pele. Tem também distilarias, curtumes e tinturarias. O comércio de ferro e aço, madeira, vinho, grãos, gado, lama hidráulica, caulim e giz para a manufatura de faiança também estão presentes na região.

Educação[editar | editar código-fonte]

Religiosidade[editar | editar código-fonte]

O corpo incorrupto de Santa Bernardete, vidente de Nossa Senhora de Lourdes, na capela do Convento de de Saint-Gildard.

Em Nevers encontra-se o Convento de Saint-Gildard, o qual foi escolhido pela menina que assistiu às aparições de Nossa Senhora em Lourdes para seguir a sua vida religiosa. É um ponto obrigatório na visita à cidade, tendo em conta que Santa Bernadette Soubirous ainda pode ser vista, numa urna de ouro e cristal, dado o seu corpo encontrar-se incorrupto.

Miscelânea[editar | editar código-fonte]

Nevers foi o local de nascimento do revolucionário Pierre Gaspard Chaumette (1763-1794).

O circuito de Fórmula 1 de Magny-Cours fica nos entornos da cidade de Nevers.

Pierre Bérégovoy, ex-premiê, cometeu suicidio em 1 de Maio de 1993 em Nevers.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nevers

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021