Memorial a Cavalo Louco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

O Crazy Horse Memorial ou Memorial a Cavalo Louco é um monumento em construção esculpido na região de Black Hills, no Condado de Custer, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele vai retratar o guerreiro ameríndio sioux Cavalo Louco andando a cavalo e apontando para a distância. O monumento foi encomendado por Henry Standing Bear, um ancião da tribo Lakota, para que fosse esculpido por Korczak Ziolkowski. Ele é operado pela Crazy Horse Memorial Foundation, uma organização sem fins lucrativos.

Os planos do monumento incluem não somente a montanha esculpida, mas também uma Universidade Indígena Norte-Americana, um Museu do Índio da América do Norte e um Centro Cultural Nativo-Americano. O monumento está sendo esculpido na Montanha de Thunderhead, em território considerado sagrado por alguns Oglala Lakota, entre Custer e a Colina da Cidade, cerca de 17 milhas (27 km) a partir do Mount Rushmore. As dimensões finais da escultura são planejadas em 195 m (641 pés) de comprimento e 172 m (563 pés) de altura. Somente a cabeça do Cavalo Louco terá 27 m (87 pés). Por comparação, a cabeça dos quatro presidentes dos Estados Unidos no Mount Rushmore têm 18 m (60 pés) cada, e o Cristo Redentor tem 30 m (98 pés).

O monumento está em andamento desde 1948 e está longe da conclusão.[1][2] Se concluído, pode tornar-se a maior escultura do mundo, bem como a primeira estátua não religiosa a alcançar este registro desde 1967 (quando foi conquistado pelos soviéticos com o monumento Mãe Pátria[3]).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Walker, Carson (2 de junho de 2008). «Crazy Horse Memorial turns 60 with no end in sight». USA Today. Consultado em 17 de julho de 2011. 
  2. Rand III, Martin (11 de junho de 2012). «A memorial for Crazy Horse 64 years in the making ... so far». CNN. Consultado em 11 de junho de 2012. 
  3. Karg, Barb; Sutherland, Rick (2010). Secret America: The Hidden Symbols, Codes and Mysteries of the United States. [S.l.]: Adams Media. pp. 232–233. ISBN 978-1-4405-0553-9 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.