Memorial da Medicina de Pernambuco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Memorial Medicina Pernambuco.jpg

O Memorial da Medicina de Pernambuco é uma instituição da Universidade Federal de Pernambuco[1].

Está instalado no bairro do Derby, no antigo prédio da Faculdade de Medicina do Recife,[1][2] onde administra suas instalações e coordena a utilização de seu uso.

Histórico do prédio[editar | editar código-fonte]

No Século XIX o local abrigava o hotel de Delmiro Gouveia.[3]

Em 21 de abril de 1927 foi inaugurada, em nova construção especialmente feita para tal fim, a Faculdade de Medicina do Recife. Seu diretor, Octavio de Freitas, foi o idealizador e batalhou para sua construção e transferência da Faculdade, anteriormente funcionando na Rua Barão de São Borja.

Com a criação da Universidade do Recife, a Faculdade de Medicina e seu prédio passaram a fazer parte dessa universidade.

Com a transferência da Faculdade de Medicina para o novo campus da Universidade Federal de Pernambuco, sucessora da Universidade do Recife, o prédio foi utilizado pelo Colégio Militar do Recife.

Após a transferência do Colégio Militar para novas instalações no Engenho do Meio, o imóvel ficou fechado, sem manutenção.

Em 21 de novembro de 1995 o prédio, após restauração, foi reinaugurado, assumindo o Memorial da Medicina de Pernambuco a sua administração.[4][5]

O prédio do Memorial da Medicina de Pernambuco é tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco Fundarpe.[3]

Entidades instaladas[editar | editar código-fonte]

O prédio do Memorial da Medicina de Pernambuco abriga, além do Memorial:[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.