Microlitro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Preparação de amostras com 2μl de nanotubos de carbono no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

O microlitro é uma unidade de volume equivalente à milionésima parte de um litro, representada por o símbolo μl. Também equivale a 1 milímetro cúbico.

1 μL = 10–6 L = 1 mm3

Abreviatura[editar | editar código-fonte]

Embora o símbolo SI para o microlitro seja μl, para não haver perigo de se confundir com o mililitro (ml), é recomendado o uso da expressão microlitro por extenso, sendo por vezes também usada a expresssão microl ou microL[1].

Em 1880, o BIPM introduziu o símbolo λ para microlitro, que embora em desuso, ainda é usado na indústria farmacêutica.[2]

Equivalências[editar | editar código-fonte]

Uso[editar | editar código-fonte]

Uma seringa de microlitro.
Sangue com contagem de 1.5-2 milhões de plaquetas por microlitro.

Em hematologia, por vezes as concentrações de células sanguíneas são expressas em unidades por microlitro.[3] Também é usada em análise laboratorial, como por exemplo, no isolamento do ADN ou na purificação de substâncias químicas.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Chris Langley and Yvonne Perrie (2014), Maths Skills for Pharmacy: Unlocking Pharmaceutical Calculations, Oxford University Press, ISBN 019968071X, p. 55.
  2. Barbara H. Estridge, Anna P. Reynolds, and Norma J. Walters (2000), Basic Medical Laboratory Techniques, 4th ed., Cengage Learning, ISBN 0766812065, p. 32.
  3. Table of Normal Values. In: Lichtman MA, Kaushansky K, Prchal JT, Levi MM, Burns LJ, Armitage JO. eds. Williams Manual of Hematology, 9e. McGraw Hill; 2017.
  4. «What Is a Microliter?». ThoughtCo (em inglês)