Mike Henry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o dublador de Family Guy, veja Mike Henry (dublador).
Mike Henry
Nascimento 15 de agosto de 1936
Los Angeles
Cidadania Estados Unidos
Ocupação ator, ator de televisão, jogador de futebol americano

Mike Henry (Los Angeles, Califórnia - 15 de agosto de 1936) é um ator norte-americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henry foi um jogador profissional de futebol americano, e seguindo o exemplo de seu colega Chuck Connors, resolveu atuar em filmes de Hollywood. Como jogador profissional, jogou para o Pittsburgh Steelers, entre 1958 a 1961, e para o Ram de Los Angeles, entre 1962 e 1964. Durante o período de 1961 a 1964, já estava sob contrato com a Warner Brothers, e inicialmente fez vários trabalhos para a Televisão, em famosas séries como Cheyenne, e Havaí Azul, e foi um dos Nove Irmãos de Henry Fonda num filme homônimo de 1963.

Henry fez testes para ser Bruce Wayne, na série televisiva Batman, em 1966. Perdeu o papel para Adam West.

Começou a interpretar Tarzan quando o produtor Sy Weintraub andava em busca de um ator que fosse um tipo de Burt Lancaster mais jovem, para uma série que ele queria produzir sobre o Homem-Macaco. Weintraub assistiu um trabalho de Henry na TV, e logo viu que havia, encontrado de vez, o seu "Tarzan". Antes de produzir a série televisiva, Weintraub quis produzir três filmes do Homem-Macaco para o cinema estrelados por Mike, para preparar o público para a mudança.

Sy queria Henry para sua série, pois achava que ele era o Tarzan ideal, bem mais próximo das características físicas do personagem de Edgar Rice Burroughs. Henry é moreno de cabelos bem escuros, diferentemente dos demais intérpretes, como Johnny Weissmuller, Lex Barker, e Jock Mahoney, os quais eram louros, não correspondendo às descrições do escritor em relação ao seu personagem.

Mike ainda, tinha um físico mais privilegiado e um abdômem mais rígido do que o dos atores anteriores, com exceção de Gordon Scott, o qual podemos nivelá-lo com Henry em aperfeiçoamento físico para o papel, graças aos anos de dedicação ao futebol americano, e à musculação. De todos os atores que personificaram o "Rei das Selvas", Henry é o que mais se aproxima dos traços descritos por Burroughs, e o que mais se assemelha ao perfil dos desenhistas de história em quadrinhos que esboçaram Tarzan em revistas e páginas dominicais, como Russ Manning, John Celardo e Joe Schubert.

Porém, maus momentos passaria na pele do herói. Quando veio filmar no Rio de Janeiro Tarzan and the Great River, o qual contava com a participação do ator brasileiro Paulo Gracindo, Henry dava atenção a um grupo de fãs, a maioria crianças, em plena Quinta da Boa Vista, quando repentinamente, uma vaca foi solta, e começou a avançar em sua direção. O ator correu. O público carioca, que testemunhou o caso, ficou chocado e decepcionado, ao ver Tarzan fugir de uma vaca. Infelizmente, o ator ficou ridicularizado no Brasil.

No México não foi diferente. Veio a sofrer mordidas de animais. Um chimpanzé chegou a morder o seu queixo, ocasionando vinte pontos, além de envenenamento de comida e várias infecções que o impediram de trabalhar por algum tempo. Ao terminar o terceiro filme, traumatizado por todas essas experiências, desistiu de protagonizar a série de TV. Processou Wientraub por maus tratos, abuso, e péssimas condições de trabalho que prejudicaram sua saúde e bem-estar. Assim sendo, O papel do Homem-Macaco foi para Ron Ely.

Antes de realizar seu segundo filme como Tarzan, ainda contracenou com John Wayne no drama de guerra de 1967 Os Boinas Verdes/The Green Berets, interpretando um sargento durão. Depois de deixar Tarzan de lado, passou a fazer participações em cinema e televisão. Um dos papéis mais recentes de Mike foi o de Júnior, um policial retardado que persegue com o pai, também policial, Jackie Gleason o bandido, interpretado por Burt Reynolds, na comédia da série Smokey e o bandido, em 1983. Depois, deixou de trabalhar tanto no cinema como na TV.

Filmografia Parcial[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]