Mildred Davenport

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mildred Davenport
Nascimento 12 de novembro de 1900
Roxbury
Morte 1990
Cidadania Estados Unidos
Ocupação bailarina, atriz

Mildred Davenport (Roxbury, 12 de novembro de 1900 - Boston, 1990) foi uma atriz afro-americana da Broadway e professora de dança. Ela foi a primeira mulher negra dos Estados Unidos a performar com a orquestra Boston Pops.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ela nasceu em Roxbury, Massachusetts, seu pai Samuel Davenport era assistente de vagão.[1] Ela frequentou Boston Girls' High School, se formando em 1918, e depois ela foi para Sargent School for Physical Culture n aUniversidade de Boston.[2] Depois ela estudou dança com Ted Shawn.[2]

Na década de 1920, ela abriu sua primeira escola de dança, a Davenport School of Dance, onde ela ensinou por décadas.[2] Em 1932, ela fundou sua segunda escola de dança, the Silver Box Studio, no 522 Columbus Avenue em Boston.[2][3]

Na década de 1930, ela atuou em vários músicais and revues na Broadway, incluindo Blackbirds e Flying Colors.[2][3] Em uma época em que era raro artistas negros e brancos atuarem juntos no palco, ela se apresentou com artistas como Imogene Coca e Clifton Webb.[3][4] Em 1938, ela dançou interpretações espíritas com a orquestra Boston Pops, se tornando a primeira afro-americana a se apresentar com a Boston Pops.[3] Ela fez uma turnê pela costa leste for cinco anos com um show intitulado Chocolate Review.[3][4]

Na Segunda Guerra Mundial, Davenport se tornou a primeira mulher negra a se alistar na Women's Auxiliary Army Corps, elevando a sua primeira patente de primeiro tenente para capitão durante a guerra.

Depois da guerra, ela trabalhou para Massachusetts Commission Against Discrimination por duas décadas (1947–1968)[3][4]e serviu como diretora do Conselho Admnistrativo para NAACP[1] de Boston.

Em 1973 Davenport recebeu o prêmio Sojourner Truth pela Associação Nacional de negros empreendedores e o Clube Profissional de Mulheres, Boston e Clube Vicinity.[2]

Davenport morreu em Boston, Massachusetts em 1990.[2]

Uma coleção de papeis, fotografias, programas de dança e outros pertences estão depositados na UC Irvine's Special Collections and Archives.

Referências

  1. a b Shannon, Hope J. Legendary Locals of Boston's South End. Arcadia Publishing, 2014, p. 63.
  2. a b c d e f g "Guide to the Mildred Davenport Dance Programs and Dance School Materials". Online Archive of California.
  3. a b c d e f Kaufman, Polly Welts, et al. Boston Women's Heritage Trail: Seven Self-Guided Walks Through Four Centuries of Boston Women's History, 2011, p. 79.
  4. a b c Hayden, Robert C. African-Americans in Boston: More Than 350 Years, 1991, p. 69.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]