Mischa Maisky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Mischa Maisky
Informação geral
Nome completo Mischa Maisky
Nascimento Janeiro de 1948
Local de nascimento Riga
Letónia
Gênero(s) Música Clássica
Ocupação(ões) Violoncelista
Instrumento(s) Violoncelo
Gravadora(s) Deutsche Grammophon
Influência(s) Rostropovich

Mischa Maisky (nascido em janeiro de 1948),em Riga na [[Letónia]-[URSS]], é um violoncelista clássico. Mischa tem a distinção de ter estudado com os dois grandes mestres Mstislav Rostropovich e Gregor Piatigorsky.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois de passar pelo Conservatório de Riga, prosseguiu os seus estudos em Leninegrado, onde, aos 17 anos venceu o concurso nacional de violoncelo. Um ano mais tarde foi premiado no Concurso Internacional Tchaikovsky, e começou então a estudar com Rostropovich no Conservatório de Moscovo, e a dar uma série de concertos por toda a União Soviética. Depois de ter estado preso num campo de trabalhos forçados por 18 meses, parte para Israel, onde fica a residir durante algum tempo, e da qual adquire uma nova nacionalidade. Na sua carreira contam-se inúmeros espetáculos nas melhores salas do Mundo como Londres, Paris, Viena, Berlim, Nova Iorque e Tóquio, entre outros. Músico de renome, Mischa tem atuado com outros grandes interpretes como Martha Argerich, Radu Lupu, Gidon Kremer, Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Vladimir Ashkenazy, Daniel Barenboim e Giuseppe Sinopoli, entre outros. Em 1985 Mischa tornou-se artista exclusivo da Deutsche Grammophon, e recebeu três prémios da Academia de Tóquio pelas suas muitas gravações, que incluem por exemplo: as duas Suites para Violoncelo Solo de J.S.Bach, sonatas de Bach e Beethoven, entre outras. Do seu repertório contam-se ainda obras de Schubert, Tchaikovsky e Dmitri Shostakovitch, Brahms, entre outros. Mischa vive agora na Bélgica com a sua mulher e dois filhos pequenos. Tem também dois filhos adultos, ambos músicos, de um casamento anterior.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. *Mischa Maisky. Página Pessoal na Deutschegramophon.
  2. *Biografia Gulbenkian.
  3. *Biografia Intermusica.
  4. *Entrevista para The Jewish Chronicle.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.