Modus (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Modus
Informação geral
Formato Série
Género Drama policial
Duração ± 45 min.
Estado Renovada
Baseado em Anne Holt
País de origem  Suécia
Idioma original Sueco
Inglês
Produção
Diretor(es) Lisa Siwe
Mani Maserrat Agah
Produtor(es) Sandra Harms
Produtor(es) executivo(s) Jonas Allen
Peter Bose
Wolfgang Feindt
Anne Holt
Peter Nadermann
Niclas Salomonsson
Åsa Sjöberg
Josefine Tengblad
Nathalie Drago
Produtor(es) associado(s) Maria Dahlin
Thomas Disch
Editor(es) Roberth Nordh
Michal Leszczylowski
Marinella Angusti
Lars Gustafson
Håkan Karlsson
Cinematografia Erik Persson
Linda Wassberg
Guionista(s) Mai Brostrøm
Anne Holt
Peter Thorsboe
Elenco Melinda Kinnaman
Henrik Norlén
Marek Oravec
Simon J. Berger
Lily Wahlsten
Exibição
Emissora de televisão original TV4
Transmissão original 23 de setembro de 2015

Modus é uma série de televisão sueca, do género drama policial, emitida originalmente pelo canal TV4 desde 23 de setembro de 2015.[1] A primeira temporada, constituída por 8 episódios, é uma adaptação feita por Mai Brostrøm e Peter Thorsboe de Pengemannen, o quarto livro da série literária "Vik/Stubø", escrita pela norueguesa Anne Holt.[2][3][4]

Após o sucesso da primeira temporada na Suécia, onde obteve uma audiência de cerca de um milhão de telespectadores, a série foi renovada para uma segunda temporada a estrear em 2017.[4][5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Inger Johanne Vik, uma psicóloga e investigadora criminal, abandonou o FBI e está de volta à Suécia para trabalhar no meio académico. Contudo, um assassinato cuja única testemunha é a sua filha Stina, uma criança autista, leva Inger a envolver-se numa investigação de uma série de mortes perturbadoras, onde conhece Ingvar Nyman, um detetive da polícia sueca. Pouco depois desse assassinato, na véspera de Natal, Nyman é enviado a Upsália para investigar o homicídio da episcopisa Elisabeth Lindgren. Em Estocolmo, outros corpos começam a aparecer e, embora as causas das mortes sejam diferentes, Inger começa a perceber um padrão. Prontamente, Nyman e Inger juntam-se na busca frenética para apanhar o assassino em série.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mattias Bergqvist (23 de setembro de 2016). «Premiär: Så bra är "Modus" i TV4» (em sueco). Expressen. Consultado em 29 de novembro de 2016. 
  2. Fernanda Furquim (2 de março de 2015). «Suécia prepara 'Modus', adaptação da obra de Anne Holt». Veja. Consultado em 29 de novembro de 2016. 
  3. Ingvill Dybfest Dahl (20 de dezembro de 2015). «TV-anmeldelse «Modus»: Severdig drapsdrama» (em norueguês). VG. Consultado em 29 de novembro de 2016. 
  4. a b «New Nordic Noir 'Modus' acquired by BBCFour» (em inglês). Nordic Noir & Beyond. 18 de fevereiro de 2016. Consultado em 29 de novembro de 2016. 
  5. Kajsa Haidl (5 de novembro de 2015). «TV4 sänder ny säsong av "Modus"» (em sueco). Dagens Nyheter. Consultado em 29 de novembro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]