Montanha da Mesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Montanha da Mesa
Silhueta característica da montanha da Mesa, vista de Bloubergstrand, Cidade do Cabo
Altitude 1084,6 m
Localização Cidade do Cabo, Cabo Ocidental
África do Sul
Primeira ascensão 1503 por António de Saldanha
Rota mais fácil Garganta de Platteklip

A montanha da Mesa, denominação traduzida do africânder Tafelberg ou do inglês Table Mountain, é uma grande montanha de cume plano que domina a paisagem da Cidade do Cabo, na África do Sul. É representada na bandeira, no escudo e nos documentos oficiais da cidade.[1] É também uma importante atração turística acedida pelo visitantes, seja pelo teleférico, seja por meio de caminhadas. Faz parte de um parque nacional que leva seu nome.

Características[editar | editar código-fonte]

A característica principal da montanha da Mesa é o planalto de aproximadamente 3 km de comprimento, cercado de altos cabeços. Estende-se do chamado Pico do Diabo a leste até à Cabeça do Leão a oeste, compondo o anfiteatro natural que circunda a Baía da Mesa. Atinge a altitude de 1084,6 m próximo à sua extremidade oriental. Foi assinalada em 1865 por um marco de pedra, o Maclear's Beacon, colocado por ocasião de um levantamento topográfico a 19 metros de altura, acima do lado ocidental, onde fica a estação do teleférico.

Entre os desfiladeiros abre-se a garganta de Platteklip, que permite um acesso fácil ao cume e que foi também a rota utilizada pelo navegador português António de Saldanha na primeira ascensão documentada da montanha, em 1503.[2] Foi também ele quem, em razão do cume extenso e plano, a denominou "montanha da Mesa", e quem talhou a cruz que ainda pode ser vista nas imediações da Cabeça do Leão.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Panorama 360° das redondezas da Cidade do Cabo tal como vista do Pico do Diabo. A montanha da Mesa ocupa uma grande parte da perspectiva. As extremidades da imagem estão aproximadamente na direção sudoeste.

Referências

  1. «Cape Town local government services website». Consultado em 13 de setembro de 2011.. Arquivado do original em 23 de setembro de 2011 
  2. «Table Mountain». BootsnAll Travel. 2002. Consultado em 13 de setembro de 2011.. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Montanha da Mesa
Wikivoyage