Montenegro (Faro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portugal Portugal Montenegro 
  Freguesia  
Brasão de armas de Montenegro
Brasão de armas
Montenegro está localizado em: Portugal Continental
Montenegro
Localização de Montenegro em Portugal
Coordenadas 37° 01' 54" N 7° 57' 40" O
País Portugal Portugal
Concelho FAR.png Faro
Fundação 20 de junho de 1997
Administração
- Tipo Junta de freguesia
- Presidente Steven Sousa Piedade (PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM)
Área
- Total 23,24 km²
População (2011)
 - Total 8 149
    • Densidade 350,6 hab./km²

Montenegro é uma freguesia portuguesa do concelho de Faro, com 23,24 km² de área e 8 149 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 350,6 hab/km². Dela faz parte o Aeroporto de Faro e o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. É a mais recente freguesia do concelho de Faro, tendo sido criada a 20 de Junho de 1997[1].

Localização da Freguesia de Montenegro

População[editar | editar código-fonte]

Nº de habitantes [2]
2001 2011
5 336 8 149

Pela Lei n.o 33/97, de 12 de Julho, foi criada a freguesia de Montenegro com lugares desanexados das freguesias da Sé e de S. Pedro

Geografia[editar | editar código-fonte]

Dista da cidade de Faro cerca de 4 km. Os limites desta são: a Norte a freguesia de Almancil até à linha de caminho de ferro; ao sul o oceano Atlântico; a Este a localidade de São Pedro, pela delimitação do caminho de ferro, até onde esta se cruza com a ribeira de Marchil e continuando pelo esteiro Largo até ao canal de Faro e localidade da , do canal de Faro pelo esteiro do Ramalhete, até ao esteiro da Golada e continuando pelo nascente em direcção à barrinha de S. Luís; e a Oeste, a freguesia de Almancil.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O seu nome teve origem num monte coberto de uma densa mancha arbórea que se avistava da cidade de Faro onde, no princípio do século XX, se fixaram essencialmente agricultores e pescadores que dependiam das culturas de sequeiro e da pesca da ria Formosa, respectivamente, que iriam vender na cidade de Faro, bem como da extracção de sal que, depois de transportado por barcas até à cidade, era distribuído para outras regiões do país pelo caminho de ferro.

Montenegro Actual[editar | editar código-fonte]

Actualmente Montenegro é bastante habitado, onde predominam vivendas grandes e espaçosas (de luxo), divididas por urbanizações.

Desenvolveu-se muito, devido em grande parte, à proximidade da Universidade do Algarve (pólo de Gambelas), que atraiu muitos estudantes e dinamizou muito o espaço.

A concentração motard de Faro tem a sua sede no pinhal de Gambelas, onde se realizam todos os anos em Julho os espectáculos numa tenda montada com esse propósito, sendo esta considerada a maior concentração de motos de Verão da Europa.

Para se entrar na ilha de Faro, é necessário percorrer antes a grande avenida de Montenegro, sendo esta também a primeira impressão do país que os estrangeiros que aterram no aeroporto de Faro têm.

O seu primeiro executivo desta jovem freguesia foi eleito a 14 de Dezembro de 1997 tendo sido eleito o Sr. Agostinho Diogo pelo PSD. Em 16 de dezembro de 2001 foi reeleito o Sr. Agostinho Diogo pelo PS. A 9 de outubro de 2005 é eleito o Sr. Manuel João pelo PS. A 11 de outubro de 2009 é eleito o Sr. Steven Sousa Piedade pela coligação PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM. Em 29 de setembro de 2013 é reeleito o Sr. Steven Sousa Piedade pela coligação PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM.

Equipamentos sociais[editar | editar código-fonte]

  • Aeroporto de Faro;
  • Vários hotéis e restaurantes;
  • Pousada;
  • Parque de campismo;
  • Residenciais e colónias de férias para crianças
  • Centro de Saúde;
  • Posto Médico;
  • Laboratório;
  • Farmácia;
  • Consultórios privados
  • Pavilhão, campo de jogos, courts de ténis, centro de equitação e ginásio de musculação

Economia[editar | editar código-fonte]

A agricultura resume-se à produção hortícola e citrícola, em estufas e pomares de média dimensão. A indústria limita-se à construção civil de prédios e vivendas nas novas urbanizações.[3]

Colectividades[editar | editar código-fonte]

Nos domínios do associativismo destacam-se o Clube Desportivo Montenegro, o Clube de Caça e Pesca Desportiva, a Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve, a Tuna Académica da Universidade do Algarve, e outras colectividades ligadas à música e ao folclore. [4]

Referências

  1. «Lei nº 33/97» (PDF). Diário da República. Consultado em 3 de Janeiro de 2014 
  2. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
  3. Mesquita, José Carlos Vilhena (2001). O brasão da freguesia de Montenegro, em Faro.
  4. Mesquita, José Carlos Vilhena (2001). O brasão da freguesia de Montenegro, em Faro.


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.