Aeroporto Internacional de Faro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto de Faro
Faro airport panorama view.jpg
IATA: FAO - ICAO: LPFR
Tipo Público
Administração ANA Aeroportos de Portugal, SA
Serve Portugal: Faro, Algarve, Baixo Alentejo. Espanha: sudoeste de Espanha.
Localização Não disponível
Inauguração 1965
Coordenadas 37° 1' 2" N 7° 58' 12" O
Altitude 7 m (23 ft)
Movimento em 2011 [1] 5.615.580 passageiros
40.596 movimentos aereos
Capacidade anual 6 milhoes de passageiros (8M depois das obras a iniciar em 2011)
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície

O Aeroporto Internacional de Faro (código IATA: FAO, código OACI: LPFR) é um aeroporto português pertencente a ANA Aeroportos de Portugal S.A. que serve a cidade de Faro e a região turística do Algarve, sul de Portugal. Localizado a 4 Km da cidade de Faro na freguesia de Montenegro, no Algarve, abriu a 11 de Julho de 1965.

Atualmente é o terceiro maior aeroporto em termos de tráfego em Portugal logo a seguir ao Aeroporto da Portela (situado em Lisboa) e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro (situado no Porto) .

Actualmente, grande parte dos movimentos registados no Aeroporto Internacional de Faro devem-se ao incremento avultado das ligações low cost, tendo vindo a aumentar a sua influência no contexto do sudoeste peninsular. Para fazer face ao aumento do trânsito, o aeroporto foi ampliado e substancialmente modernizado nos últimos anos. É dotado de uma pista (10/28) com 2.490 metros de comprimento e 45 de largura pelo que está habilitado a receber todos os tipos de aviões.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A maior parte do tráfego do aeroporto de Faro é doméstico e europeu. Duas companhias aéreas mantêm em Faro actualmente uma base de operações: Ryanair e TAP Air Portugal.

Nos últimos anos, o tráfego das linhas aéreas de baixo custo tem sofrido um enorme incremento, tendo inclusive sido criado por parte da Ryanair uma base operacional em Faro com a afectação permanente de 7 aeronaves B737/800 ao aeroporto. Este novo Hub prevê o aumento de movimentos de passageiros na ordem dos 1,5 a 2 milhões anuais.

Além da Ryanair, inúmeras outras companhias low cost como por exemplo a easyJet e Germanwings efectuam ligações regulares a partir da capital algarvia.

O aeroporto possui duas pistas denominadas de 28 e 10. Dispõe de um único terminal com seis mangas de embarque.

Actualmente o aeroporto encontra-se num processo de ampliação que está dividido em duas fases:

1ª – Esta fase tem como alvo uma expansão e remodelação de áreas operacionais, criação de mais lugares de parqueamento para aviões, taxiways e instalação do ILS (Instrument Landing System) na pista 10. Esta primeira fase tem como data prevista de conclusão o ano de 2011.

2ª – Remodelação e ampliação do terminal de passageiros, além de reestruturação dos acessos ao aeroporto. Esta segunda fase tem data prevista de inicio o ano de 2011 e conclusão em 2013.

O objectivo final destas obras é o de permitir aumentar o número de movimentos de 22 para 30 por hora, criação de 11 novos lugares de estacionamento para aeronaves com capacidade para os novos aviões wide-body (como os Boeing 747), e uma expansão da actual capacidade de processamento de 2.400 para 3.000 passageiros por hora. Ao todo prevê-se um aumento de capacidade do aeroporto de 6 milhões para 8 milhões (actualmente a capacidade utilizada situa-se aproximadamente nos 5,5 milhões).

Companhias aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Companhias regulares e seus destinos
Aer Lingus
Dublin:Seasonal:Belfast,Cork,Shannon
Aigle Azur
Paris-Orly
Companhia Aerea Destinos
Aer Lingus Dublin

Seasonal:Belfast,Cork,Shannon

Aigle Azur Paris-Orly
Air Berlin Berlin-Tegel,Dusseldorf,Munique,Palma de Maiorca(Acaba dia 3 Abril 2016),Zurique

Seasonal:Hamburgo

Air Transat Seasonal:Montreal-Trudeau,Toronto-Pearson
Austrian Airlines Seasonal:Vienna
British Airways Londres-Gatwick

Seasonal:Londres-Heathrow

British Airways operado por BA CityFlyer Seasonal:Cidade-Londres,Manchester
Brussels Airlines Bruxelas
Easyjet Belfast,Bristol,Glasgow,Liverpool,Londres-Gatwick,Londres-Luton,Londres-Southern,Lyon(Início 17 Abril 2016),Newcastle,Paris-Orly

Seasonal:Berlin-Schonefeld,Toulouse(Início dia 4 Maio 2016)

EasyJet Switzerland Seasonal: Basel/Mulhouse, Genebra
Edelweiss Air Seasonal:Zurique
Enter Air Seasonal: Katowice, Varsovia-Chopin, Wrocław
Eurowings Vienna(Início dia 2 Abirl 2016)
Flybe Cardiff, Doncaster/Sheffield (Início dia 27 Março 2016), Exeter, Southampton
Germanwings Cologne/Bonn, Stuttgart

Seasonal: Hamburg

Iberia Operado

por Air Nostrum

Seasonal: Madrid
Jet2.com East Midlands, Glasgow, Leeds/Bradford, Newcastle upon Tyne

Seasonal: Belfast,Edinburgh, Manchester

Lufthansa Frankfurt,Munique
Luxair Seasonal:Luxemburgo

Seasonal Charter:Dublin

Monarch Airlines Birminghan,Leeds,London-Gatwick,Londres-Luton,Manchester
Niki Seasonal:Vienna
Norwegian Air Shuttle Copenhaga,Londres-Gatwick,Oslo,Estocolmo
Ryanair Beauvais,Birmingham,Bristol,Charleroi,Dublin,East Midlands,Edinburgo,Eindhoven,Liverpool,Londres-Stansted, Manchester, Memmingen, Porto, Weeze

Seasonal: Bournemouth,Bremen,Colônia/Bonn,Cork,Derry,Dortmund,Hahn,Kerry,Knock,Leeds/Bradford,Prestwick,Shannon

Transporte e Acessos[editar | editar código-fonte]

Estrada

A estrada nacional N125-10 faz a ligação entre o aeroporto e a N125 que por sua vez faz a ligação à cidade de Faro. Este acesso foi melhorado e actualmente consta com dois vias em cada sentido, estando em execução a extensão da actual N125-10 para dar ligação ao Este algarvio.

Autocarro

Existe uma única ligação através de autocarro público entre o aeroporto de Faro e a cidade (Avenida da Republica). Esta ligação é efectuada pela empresa Próximo Transportes Urbanos de Faro. A primeira carreira efectua-se às 7:08 e a ultima às 21:17, tendo uma duração de 30 minutos e um custo de 2,22€. Está disponível um AeroBus, indicado pela Linha/Carreira 19. Esta carreira efectua também a ligação a hoteis.

Táxi

O aeroporto possui uma praça de táxis localizada em frente à porta das chegadas do aeroporto.

Metro de Superfície

O projecto de remodelação do Aeroporto Internacional de Faro prevê uma futura ligação via metro de superfície à cidade de Faro. No entanto até hoje tal ligação não passa de uma possibilidade, pois a construção de um metro de superfície na cidade de Faro não passa de um ante-projecto.

Frequências e ajudas rádio à navegação[editar | editar código-fonte]

  • ATIS - 124.200
  • APP - 119.400
  • TWR - 120.750
  • GND - 118.575
  • NDB (FAR) 332Khz—N 37º 00´26 W 007º 55´29 + DME - Elv. 100'
  • VOR (VFA) 112.8Mhz—N 37º 00´43 W 007º 58´26 + DME - Elv. 100'
  • ILS (LLZ) Frequência 109.50 – Inbound Track 284º

Incidentes e acidentes[editar | editar código-fonte]

  • O voo Martinair MP495 foi um DC-10 da companhia aérea holandesa que se despenhou na pista 28 do Aeroporto de Faro, Portugal, em condições atmosféricas bastante severas, a 21 de Dezembro de 1992, às 08h00m. O avião transportava 327 passageiros e 13 tripulantes a bordo, principalmente turistas neerlandeses/holandeses. Morreram 54 passageiros, 2 tripulantes e 106 pessoas ficaram gravemente feridas. Foi o mais grave acidente aéreo registado em Portugal desde o voo TAP Portugal 425 que se despenhou perto do aeroporto do Funchal, em 1977.
  • Pelas 11:30 minutos do dia 29 de Dezembro de 2009, o Aeroporto de Faro sofre grandes inundações devido ao mau tempo, acompanhado de rajadas de vento na ordem dos 100 km/h, não existindo nenhuns danos na estrutura. O tráfego fluiu com normalidade, sem voos cancelados.
  • Dia 18 de Maio de 2011, 10:00h, o Aeroporto de Faro sofre novamente grandes inundações, devido ao mau tempo que se abateu sobre a região. A intemperie obrigou ao cancelamento de todo o tráfego aéreo. Houve registo de lojas inundadas, não existindo danos consideráveis.
  • Dia 24 de Outubro de 2011, 05:01, uma tempestade abateu-se sobre a região, com ventos de 150 km/h, partindo quase todos os vidros da torre de controlo e destruindo o telhado de uma zona de check-in, ficando todo o tráfego aéreo cancelado, e resultando 5 feridos ligeiros. 3 meses foi a previsão anunciada pela ANA Aeroportos de Portugal para a reconstrução das partes danificadas. Foi o pior cenário de destruição no edifício devido ao mau tempo.
  • Dia 06 de Maio de 2014, 22:49, uma viatura dos bombeiros sofreu um acidente no taxiway F, resultando em danos materiais e um ferido.

Referências

  1. Aeroporto Internacional de Faro, Estatísticas sobre o Aeroporto Internacional de Faro

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Faro