Carro voador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Carro voador, skycar, aerocarro, ou ainda, aerocar, é uma aeronave que pode circular por estradas. Todos os modelos operáveis já produzidos necessitam de um processo manual ou automático de conversão entre os dois modos de operação.[1][2] Há muita mistificação e especulação em torno do carro voador, muitos entusiastas consideram que ele é o futuro dos transportes individuais. Porém, existem muitos empecilhos para que essa previsão realmente se cumpra e é quase impossível que ele seja realidade no futuro como meio de transporte urbano.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros experimentos[editar | editar código-fonte]

Os primeiros experimentos para o desenvolvimento de um carro voador foram efetuados no começo do século XX por Glen Curtiss e seu Curtiss Autoplane.[2] Em 1926, Henry Ford divulgou um protótipo chamado de "sky flivver", mas o projeto foi abandonado dois anos depois quando a aeronave foi destruída em um acidente, matando o piloto. Apesar de não ser um carro voador, o produto chamou a atenção na época pela proposta de uma aeronave de fácil produção e com preço acessível às massas.[4]

O primeiro carro voador a chegar a voar foi construído por Waldo Waterman (1894-1976). Seu projeto, contudo, similar ao de Ford no que tange à aeronaves de fácil acesso para a população em geral, não chegou a ganhar continuidade.[5]

Pós-guerra[editar | editar código-fonte]

Na década de 1950, o mundo ocidental encontrava-se em recuperação da Segunda Guerra Mundial, e tudo parecia possível. O carro voador era uma visão de como seria o transporte no século XXI, sendo assim uma característica comum em obras de ficção científica.

Embora diversos projetos tenham sido colocados em prática, nenhum alcançou sucesso comercial, a maioria permanecendo desconhecido do grande público. O exemplo mais bem sucedido, no que diz respeito à produção em série e cujo um dos modelos continua em operação, é o Taylor Aerocar de 1949. Outro design notável, o Mizar de Henry Smolinski, desintegrou-se em voo, matando o projetista e o piloto.

Associações Europeia[6] e Latino-americana[7] para carros voadores foram criados para facilitar o diálogo multilateral e promover o desenvolvimento.

Carros voadores e aeronaves automotivas históricas[editar | editar código-fonte]

  • Autogiro Company of America AC-35 - modelo de autogiro automotivo demonstrado para o Departamento de Comércio Aéreo dos Estados Unidos em 1936.
  • Waterman Aerobile - dois modelos, atualmente expostos em museu.
  • Fulton Airphibian - modelo de 1946, em exibição no Museu de Aviação do Canadá.
  • Convair Model 118 - dois protótipos construídos em 1947.
  • Aerocar - Três modelos produzidos em 1949 e ainda existentes: dois em museus e um ainda em atividade.
  • Bryan Autoplane - aeronaves automotivas de asas retráteis desenvolvidas em 1953 pela Erco Ercoupe.
  • Aerauto PL.5C - desenvolvido no começo da década de 1950.
  • Wagner Aerocar - protótipo de automóvel voador de quatro lugares desenvolvido em 1965, o Wagner FJ-V3 Aerocar usava tecnologia de helicóptero.
  • AVE Mizar - híbrido de Cessna Skymaster com Ford Pinto desenvolvido no começo da década de 1970. Acidentou-se, matando seu inventor.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Waterman Aerobile de Waldo Waterman.
Taylor Aerocar III, construído por Moulton Taylor em 1968.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Flying cars swoop to the rescue" - BBC News, 22 de setembro de 2004
  2. a b "Flying Cars: An Idea Whose Time Has Never Come " - The New York Times, 11 de abril de 2009
  3. SILVERMAN, Jacob. «5 mitos sobre tecnologias futuras». HSW. Consultado em 23 de outubro de 2011. 
  4. "Looking back at Henry Ford's Flivver: A plane-car for the man of average means" - Popular Science, dezembro de 2001
  5. "Tailless Flivver Plane Has Pusher Propeller" - Popular Science, maio de 1934
  6. «European Flying Car Association». European Flying Car Association. EFCA. Consultado em 20/06/2016. 
  7. «Associação Latino-americana do Automóvel Voador». Associação Latino-americana do Automóvel Voador. ALAAV. Consultado em 20/06/2016. 
  8. Museum of Flight - acessado em 29 de Julho de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.