Quadrimotor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde outubro de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um quadrimotor é uma aeronave impulsionada por quatro motores, geralmente fixados nas asas. Alguns quadrijatos possuem os motores fixados nos cones de cauda, como o Vickers VC-10 e o Lockheed JetStar.[1]

Os fabricantes de aeronaves quadrimotoras estão dispensados da exigência de certificação ETOPS para a posterior operação das aeronaves quadrimotoras sobre oceanos, desertos e florestas, mas a cada dia que passa os operadores de aeronaves (companhias aéreas e taxis aéreos) dão mais preferência a aeronaves bimotoras, principalmente em razão da redução de complexidade e redução de custos operacionais quando fazem a opção por aeronaves bimotoras.

Entre as poucas exceções a isso está o Airbus A380, aeronave moderna e eficiente, oferecida pela Airbus a grandes operadores. [2]

No caso da aeronave possuir quatro motores a jato, pode-se chamá-la também de quadrijato ou quadrirreator.

Exemplos de quadrimotores[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Quadrimotor». Dicionário Michaelis. Consultado em 27 de outubro de 2014 
  2. «Airbus A380». Olhar Digital. Consultado em 27 de outubro de 2014