STOL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Tipos de
decolagem e
aterragem

CATOBAR
CTOL
STOL
STOVL
VTOL
VTOHL
V/STOL
STOBAR
JATO
ZLTO

STOL é um acrónimo em inglês Short Take-off and Landing , em português "Decolagem e Aterragem Curta", que caracteriza o processo de operações de aviões em pistas de menor comprimento.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Fieseler Fi 156 Storch, primeiro STOL produzido.[2]

Além da STOL, existem outros tipos de operações de pouso e decolagem, que são a CTOL - Operação convencional , VTOL - Decolagem e pouso na vertical; CATOBAR, operações por catapultas em porta-aviões, STOVL - decolagem curta e pouso na vertical; VTOHL - decolagem vertical e aterragem horizontal; V/STOL - decolagem e aterragem vertical ou em espaço reduzido; STOBAR - decolagem curta e recuperação por arresto; ZLTO - aviões lançados por foguetes, com pouso convencional.

A STOL é realizada em pistas extremamente curtas, podendo ser até de 18 metros, e que são construídas em locais de difícil acesso, como montanhas, pequenas ilhas, florestas, terrenos acidentados ou encravados.

Além da aeronave ser especialmente projetada para essas operações, como asas maiores, o piloto deve ser treinado para operar em tais situações, como utilizar dispositivos hipersustentadores e baixar o flap totalmente, a fim de aumentar a curva das asas.[3]

Normalmente aviões STOL são de pequeno tamanho, porém há raros casos de aeronaves grandes e a jato, especialmente militares, com tais características. É o caso do Boeing YC-14 e do Antonov AN-72. O primeiro nunca passou do projeto e o segundo foi vendido a vários países.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Estol, em ingles stall, perda de sustentação da aeronave em voo.

Referências

  1. «STOL - decolagens e pousos curtos». DECEA. Consultado em 25 de junho de 2020 
  2. (em português) 2guerra - Fieseler Fi-156 Storch Arquivado em 12 de março de 2009, no Wayback Machine.
  3. Rott, Rodrigo (7 de julho de 2014). «STOL Decolagem e Pouso Curto». Aeroflap. Consultado em 25 de junho de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.