CATOBAR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.


Tipos de
decolagem e
aterragem

CATOBAR
CTOL
STOL
STOVL
VTOL
VTOHL
V/STOL
STOBAR
JATO
ZLTO

CATOBAR, um acrónimo para o inglês de Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery (Decolagem Assistida por Catapulta e Recuperação por Arresto), é o sistema utilizado para lançamento e decolagem de aeronaves a partir do convés de porta-aviões. Por essa técnica, lança-se o avião utilizando uma catapulta de decolagem e pousa-se sobre a embarcação (a fase de recuperação) com o uso de cabos de arresto.

Embora esse sistema seja mais custoso que métodos aeronavais alternativos, providencia maior flexibilidade em operações de navios-aeródromos, pois permite à embarcação de guerra a carga de aviões convencionais, que não conseguem pousar verticalmente. Os métodos alternativos de lançamento e recuperação de aeronaves somente podem usar aviões com capacidade STOVL ou STOBAR.

Há dois tipos de catapultas de decolagem: a catapulta convencional de correntes de vapor e o sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves.

Apenas três países contam com porta-aviões dotados com esse sistema:

 Brasil
 França
 Estados Unidos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.