Ornitóptero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um ornitóptero[nota 1] é um aeródino que obtém tanto a sustentação quanto a propulsão por intermédio do movimento alternativo de suas asas, semelhantemente ao que ocorre em aves, morcegos e insetos voadores.[2][3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Máquina voadora projetada por Leonardo da Vinci (c.1488).
Ornitóptero construído em 1902 por Edward Frost em Cambridgeshire, Inglaterra. Materiais utilizados: salgueiro, seda e penas.[3][4]
Vídeo mostrando uma "libélula mecânica" radiocontrolada.

Embora as máquinas projetadas tenham diferenças de forma, elas são geralmente construídas nas proporções e formas dos pássaros. Nem todos os projetos construídos têm tido sucesso em alçar voo. É célebre o projeto geral de Leonardo da Vinci, elaborado no século XV [3][1] e que consistia em um equipamento feito com asas acopladas aos braços. Em 2010, um ornitóptero canadense batizado Snowbird realizou o primeiro voo bem-sucedido de um ornitóptero movido à força humana (ver: aeronave de propulsão humana), e deste modo concretizou o sonho de Da Vinci.[5][6][7] Atualmente, é possível encontrar brinquedos que voam como um ornitóptero.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Do grego ornithos (ave) + pteron (asa).[1]

Referências

  1. a b FF Group Importação e Exportação Ltda. (CNPJ 12.418.874/0001-42). «Vampire Hunter». Brinquedo brasileiro cujo projeto foi inspirado no ornitóptero idealizado por Leonardo da Vinci. Consultado em 8 de abril de 2014. 
  2. «Discover Flapping Wing Flight» (em inglês). The Ornithopter Zone. Consultado em 17 de março de 2014. 
  3. a b c «Ornithopter» (em inglês). U.S. Centennial of Flight Commission. Consultado em 17 de março de 2014. 
  4. «Ornithopter» (em inglês). David Darling é astrônomo. The Worlds of David Darling. Consultado em 18 de março de 2014. 
  5. «Human-powered Ornithopter Becomes First Ever to Achieve Sustained Flight» (em inglês). University of Toronto. 22 de setembro de 2010. Consultado em 8 de abril de 2014. 
  6. «Veículo voador realiza sonho de Da Vinci». Reuters. Estadão. 27 de setembro de 2010. Consultado em 18 de março de 2014. 
  7. Allan Dowd (24 de setembro de 2010). «Ornithopter achieves Da Vinci's dream?» (em inglês). Reuters. Consultado em 18 de março de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Ornithopters: because we all want to fly (em inglês) Website desenvolvido e mantido por Robert Love (Universidade da Flórida - Laboratório de Controle de Voo) para servir de ferramenta de facilitação e colaboração entre entusiastas e estudiosos da dinâmica de voo dos ornitópteros. Página visitada em 8 de abril de 2014.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ornitóptero
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.