Hangar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Hangar (desambiguação).

Um hangar é um grande galpão, situado em um aeroporto ou heliporto, no qual estacionam-se as aeronaves para manutenção e preparação para os próximos voos. Podem ser construídos em madeira, aço ou concreto.

O termo também pode referir-se aos abrigos construídos para balões, dirigíveis e embarcações.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Na cidade do Rio de Janeiro, localiza-se o mais famoso hangar para aeronaves no Brasil, o Hangar do Zeppelin, construído na década de 1930. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atualmente pertence a Base Aérea de Santa Cruz.[1]

Em Belém, capital do Pará, foi construído o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, um ousado e estratégico espaço equipado para abrigar eventos de porte nacional e internacional é uma das obras com maior impacto na economia do Estado, ocupa 12 mil metros quadrados e é um dos maiores e mais modernos do país.[2]

O Hangar da Amazônia já comportou eventos com participações internacionais e de grande público, por exemplo a Feira Mundial do Artesanato, Feira Pan-Amazônica do Livro; a Feira Internacional de Turismo da Amazônia, a Feira Super Norte e o festival sertanejo Villa Mix.

Ícone de esboço Este artigo sobre infraestrutura (engenharia) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. F. Laux, Paulo (3 de outubro de 2012). «A memorável passagem do Zeppelin pelo Brasil». Aeromagazine. Grupo UOL. Consultado em 05 de setembro de 2016. 
  2. Governo do Pará. «Hangar, Centro de Convenções da Amazônia». Paraturismo. Consultado em 22 de junho de 2016.