Aeroporto de Beja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aeroporto de Beja
Aeroporto
Aeroporto do Alentejo
IATA: BYJ - ICAO: LPBJ
Características
Tipo Aeródromo Civil e Militar
Administração ANA - Aeroportos de Portugal
Serve Beja, Baixo Alentejo e Alentejo Central Portugal Portugal
País Portugal Portugal
Inauguração 2009
Coordenadas 38° 4' 47" N 7° 55' 47" O
Altitude 187 m (614 ft)
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
01L/19R
3 450  m (11 319 ft)
01R/19L
2 951  m (9 682 ft)

Ver também: Lista de aeroportos de Portugal

O Aeroporto Internacional de Beja - Alentejo (código IATA: BYJ, código OACI: LPBJ) é um aeroporto localizado junto à Base Aérea n.º 11 a 12 km da cidade de Beja, freguesia de São Brissos, no Baixo Alentejo.


História[editar | editar código-fonte]

Em 2000, o XIV Governo, dirigido por António Guterres, reconheceu o interesse na promoção da Base para fins civis, iniciou o estudo de viabilidade do aeroporto de Beja e criou a EDAB. O estudo, que determinou a viabilidade do aeroporto, terminou em 2003 e, após a conclusão do plano diretor, dos projetos de execução e do estudo de impacto ambiental favorável, as obras de construção da infraestrutura começaram em 2007 e terminaram em 2009, sob o auspício do governo de José Sócrates. O aeroporto começou a operar a 13 de abril de 2011, quando se realizou o voo inaugural, mas, desde então, apesar de aberto, tem estado praticamente vazio e sem voos e passageiros na maioria dos dias.

O voo inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 promovido pelo município de Ferreira do Alentejo. As obras da primeira fase de construção foram atribuídas à empresa construtora Sopol pela empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). O aeroporto representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros e seria operacional em Julho de 2009 (Bastos, 2009). O governo português pretende focalizar este aeroporto para a laboração de companhias aéreas de baixo custo, visto que este aeroporto vai beneficiar de taxas aeroportuárias significativamente baixas. É também de importante relevância o facto de o aeroporto se localizar a pouco tempo do Algarve e dos empreendimentos hoteleiros já projectados para a Costa Vicentina e a Barragem de Alqueva, este também se encontra a pouco mais de duas horas de Lisboa.

Para uma melhor rentabilização do Aeroporto de Beja já foi adjudicado o novo troço da auto-estrada (Autoestrada do Baixo Alentejo) que une o Porto de Sines a este novo aeroporto, de forma a torná-lo mais competitivo, unir a cidade do Baixo Alentejo, Beja, ao litoral e, desta forma, criar uma intermodalidade de serviços e transportes. Também com esta nova auto-estrada, o aeroporto de Beja, destinado a companhias aéreas de baixo custo, terá ligação não só com a capital, Lisboa, mas também com o Algarve.

A viagem inaugural aconteceu no dia 13 de Abril de 2011 com destino a Cabo Verde.

No dia 23 de julho de 2018, às 16:57, um Airbus A380 da Hi Fly aterrou no aeroporto. É o primeiro avião deste modelo que aterra em Portugal.

Características da infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

As principais características deste aeroporto são:

Companhias aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Rotas e Companhias Aéreas operando voos em Beja em 2021:

Companhias aéreas Destinos
ASL Airlines France Sazonal Charter: Paris-Charles de Gaulle
Evelop Airlines Sazonal Charter: Menorca, Palma Mallorca, Tenerife-Sul

Além disso, o aeroporto de Beja é também a base operacional da Hifly

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Em 2018, o aeroporto limita-se a receber voos charter sazonais e aeronaves em situação de estacionamento ou manutenção.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto de Beja