Montenegro Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Montenegro Airlines
IATA YM
ICAO MGX
Indicativo de chamada MONTENEGRO
Fundada em 1994
Principais centros
de operações
Aeroporto de Podgorica
Sede Podgorica, Montenegro
Sítio oficial www.montenegroairlines.com

A Montenegro Airlines é uma empresa aérea de Montenegro, fundada a 24 de outubro de 1994. A companhia está licenciada para o transporte nacional e internacional de passageiros, assim como transporte de carga e correio.

Ao longo dos anos, como companhia, a sua frota e o número de empregados tem crescido, "Montenegro Airlines" desenvolveu-se numa instituição moderna, operando em conformidade com os padroes globais modernos. Esta afirmação é sustentada pela satisfação dos seus passageiros e numerosos certificados e prémios de mérito[carece de fontes?].

Criação[editar | editar código-fonte]

Embora a ideia de criar uma companhia aérea montenegrina tenha sido discutida por um longo período de tempo, foi apenas no início da década de 90 que a ideia foi exaustivamente estudada pelas agências do governo para a reestruturação económica e investimentos estrangeiros. Naquela época foi reconhecido que, ao transporte em Montenegro, faltavam infrastruturas para satisfazer os pedidos da indústria turística e da comunidade empresarial. Depois de o Governo ter decidido avançar com a ideia de criar uma companhia aérea, em 1993 iniciaram-se os procedimentos administrativos. O documento fundador da empresa foi assinado em Setembro de 1994 e a empresa foi registada no mês seguinte. Em 2004, compraram sua segunda aeronave.

Frota[editar | editar código-fonte]

Embraer 195 da Montenegro Airlines.
Frota de aeronaves da Passaredo Linhas Aéreas
Aeronave Assentos Total
Fokker 100 102 passageiros 6 aeronaves
Embraer 195 116 passageiros 2 aeronaves
Total de aeronaves 8 aeronaves

O primeiro avião[editar | editar código-fonte]

Fokker 100 da Montenegro Airlines no Aeroporto de Domodedovo

Um Fokker 28Mk 4000 foi adquirido no outono de 1996.

Os anos em que a companhia foi fundada foram muito difíceis para toda a região dos Balcãs Ocidentais, por isso não foi possível adquirir o primeiro avião da companhia mais cedo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]