Motor radial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Motor radial
Radial engine.gif

Tipo
multi-cylinder engine (en)
Aplicações
motor aeronáutico
motorcycle engine (en)
Performances
Capacidades max.
+480 Cavalo (unidade) (unidade não suportada)
+35 Cavalo (unidade) (unidade não suportada)
+90 Cavalo (unidade) (unidade não suportada)

Motores radiais, também chamados motores em estrela - são motores de combustão interna de simetria radial, com pistões dispostos em torno de um ponto central na árvore de manivelas. Esta configuração foi muito utilizada para mover as hélices de aeronaves.

Estes motores têm sido de utilização principalmente aeronáutica, sendo raros em outros tipos de veículos. Um exemplo de aplicação de um motor de 9 cilindros em estrela num veículo terrestre foi o tanque M4 Sherman. Um motor deste tipo foi utilizado na pouco convencional motocicleta Megola.

Também são utilizados em Dragas de extração de Areia e nos garimpos para extração de ouro.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Os motores radiais de quatro tempos têm um número ímpar de cilindros por linha, de modo que uma ordem de disparo consistente entre os pistões pode ser mantida, proporcionando uma operação suave. Por exemplo, em um motor de cinco cilindros, a ordem de disparo é 1, 3, 5, 2, 4 e de volta ao cilindro 1. Além disso, isso sempre deixa uma lacuna de um pistão entre o pistão em seu curso de combustão e o pistão em compressão. O golpe ativo ajuda diretamente a comprimir o próximo cilindro a disparar, tornando o movimento mais uniforme. Se um número par de cilindros fosse usado, um ciclo de queima igualmente cronometrado não seria viável.[1] O protótipo radial "Zoche aerodiesel" tem um número par de cilindros, quatro ou oito; mas isso não é problemático, porque eles são motores de dois tempos, com duas vezes o número de tempos de potência de um motor de quatro tempos por rotação do virabrequim.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Reciprocating Engine Firing Order». aircraftsystemstech.com. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  2. «zoche aero-diesels homepage». zoche.de. Consultado em 1 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre mecânica clássica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.