Moulin Rouge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme, veja Moulin Rouge! (com ponto de exclamação). Para outros significados, veja Moulin Rouge (desambiguação).
Moulin Rouge, em Paris
Henri de Toulouse-Lautrec: La danse au Moulin Rouge (1890)

Moulin Rouge (que em português significa Moinho Vermelho) (48° 53′ 03″ N, 2° 19′ 56″ L) é um cabaré tradicional, construído no ano de 1889 por Josep Oller, que já era proprietário anteriormente do Paris Olympia e Charles Zidler. O Moulin Rouge foi desenhado pelo arquiteto Adolphe Léon Willette. Situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre, em Paris, França. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho concebido por A. Willette. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boêmia da cidade.

Há mais de cem anos que o Moulin Rouge é lugar de "visita obrigatória" para muitos turistas. O Moulin Rouge continua a oferecer na actualidade uma grande variedade de espectáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boémio da Belle Époque e que ainda está presente no interior da sala de espectáculos. Não obstante, o estilo e o nome do Moulin Rouge de Paris foram imitados por muitos clubes de variedades e salas de espectáculos em todo o mundo.

A sala, as bailarinas e os seus frequentadores constituem um dos temas preferidos na obra do pintor Henri de Toulouse-Lautrec. Sua grande estrela no início do século XX foi a inesquecível Mistinguett.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Moulin Rouge