Movimiento Revolucionario 14 de Junio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde janeiro de 2018). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Movimiento Revolucionario "14 de Junio"
Líder Manolo Tavárez Justo
Fundação 1960
Dissolução 1968
Ideologia Anti-imperialismo, esquerda política
País  República Dominicana
Cores green

Movimiento Revolucionario 14 de Junio, também conhecido como Agrupación Política 14 de Junio, abreviado 14J (ou 1J4) foi um movimento clandestino de esquerda da República Dominicana que lutava contra a ditadura de Rafael Leonidas Trujillo e era liderado pelo advogado dominicano Manolo Tavárez Justo, que chegou a cobrir quase todo o território dominicano com cerca de 300 militantes.

Em 14 de junho de 1959, tropas do Movimiento de Liberación Dominicana, um grupo de dominicanos exilados que depois de um período de angariação de fundos, equipamentos e de pessoal; encontrou-se em Cuba para receber treinamento em guerra de guerrilha apoiados por Fidel Castro, desembarcaram em vários povoados do norte da República Dominicana sob a liderança do comandante Enrique Jiménez Moya. A insurreição armada foi derrotada do ponto de vista militar pelo exército e pela força aérea dominicana sob as ordens de Trujillo, mas conseguiria plantar a semente da rebelião entre a população dominicana.

Esta expedição seria a inspiração para o nome de um grupo político organizado para a resistência interna: o Movimiento 14 de Junio[1], chamado na clandestinidade de 14. Tavares Justo era o presidente do 14J, um homem chamado Pipe Faxas Canto era seu secretário-geral e Leandro Guzman era o tesoureiro. Logo após a insurreição fracassar, o Movimiento de Liberación Dominicana organizou outras conspirações, que continuaram até o início da década de 1960.

Referências

  1. J. Nicolás Almánzar (19 de junho de 2014). «El Movimiento Revolucionario 14 de Junio». El Caribe. Arquivado do original em 28 de agosto de 2016 
  • Reporte Guerilla La Fogata
  • Todo Sobre el 14 de junio 1J4
  • Espinal, Flavio Darío "Constitucionalismo y procesos políticos en la República Dominicano" Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra. República Dominicana 2003
  • Bermúdez, Marcel "La Guerrilla que Señalo un Horizonte". A 40 años de un sueño. Diario de la Guerrilla de Manaclas.