Mr. Holland's Opus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mr. Holland's Opus
Mr. Holland's Opus - O Professor (PT)
Mr. Holland - Adorável Professor (BR)
 Estados Unidos
1995 •  cor •  143 min 
Direção Stephen Herek
Elenco Richard Dreyfuss
Glenne Headly
Alicia Witt
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Mr. Holland's Opus (br: Mr. Holland - Adorável Professor/pt: Mr. Holland's Opus - O Professor) é um filme de drama biográfio e foi realizado no ano de 1995 por Stephen Herek.


O filme conta a história de Holland, um homem que decidiu seguir a carreira de professor de música, para completar o seu ótimo currículo.

A princípio, Holland tem a missão de passar o conhecimento musical aos alunos, porém, teve grandes dificuldades de entendimento perante seus alunos, por causa da sua maneira de ensinar. Desse modo, resolveu mudar o seu jeito de ensinar, fazendo com que os alunos aprendessem a partir de seus gostos musicais, no qual muitos deles responderam que era Rock. Dessa forma o novo método fez despertar interesse nos alunos sobre a disciplina, já que o trabalho se mostrava mais dinâmico e interessante.

Durante o filme, o professor descobre que os alunos possuem grandes habilidades e que será necessário lapidar e desenvolver esse talento, como por exemplo Gertrudes, uma menina q tocava flauta há três anos, mas não dominava muito bem o instrumento, assim, Holland passou a usar um dos seus vários métodos para aflorar o talento da jovem menina, a qual depois de muita persistência dos dois ela consegue dominar a flauta.

Quando o professor recebe a informação de montar uma banda marcial, descobre que os alunos não terão sucesso, até que o professor de Educação Física vê uma oportunidade de trocar favores, que se dispõe ajudar Holland em troca dele ensinar um ex-aluno, a tocar algum instrumento, pois, isso seria fundamental para que tal aluno se mantivesse na equipe de luta.  Entretanto, essa “troca” não trouxe a Holland uma maneira fácil e sim, algo muito difícil, até porque o professor usou de muitas formas, mas, sem sucesso. Já sem esperanças, o professor usou do método de bater com os pés para que o menino adquirisse ritmo do tambor, fazendo com que o menino aprendesse e tocasse na banda marcial.

O tempo vai passando e Holland tem uma motivação a mais para continuar no trabalho, ele descobre que será pai, e então segue feliz da vida, mas o tempo passa e ele descobre que seu filho é surdo, não podendo ouvir a música, a convivência com seu filho começa a se conturbar com o passar dos anos, pois o filho acha q holland se preocupa mais com seus alunos do q com ele, seu filho deficiente auditivo. Porém Holland, com sua experiência  soube transformar essa situação da água pro vinho, levou seu filho na turma, para que ele fosse vendo uma apresentação musical, dedicada a ele, um presente de pai para filho.

 Os anos se passam mas as decepções o perseguiam, acaba sendo anunciado que por questões financeiras, a escola deveria demiti-lo, sugerindo assim a aposentadoria do professor querido por todos os alunos. Os alunos ficaram revoltados, organizam então uma festa onde montam uma orquestra,  realizando o grande sonho do professor, a qual tem o reconhecimento de dever cumprido.   A cena em que eu mais gostei foi quando o professor Holland finalmente consegue fazer Gertrudes tocar flauta, ele não desiste de ajudá-la e no final é recompensado com a gratidão da menina.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Glenn Holland (Richard Dreyfuss) é um professor de música que dá aulas com os alunos com a obra-prima de "Opus". Com as músicas indomáveis entre: The Beatles, Rolling Stone e Leonard Bernstein que passaram nos anos 60 e 90. A mulher de Glenn Holland (Glenne Headly) dá a música com o piano juntamente com a sua filha. O preço da música Glenn Holland conhece uma jovem cantora (Jean Louisa Kelly), e para festejar qualquer preço para conquistar a orquestra. Uma co-produção de Hollywood Pictures, PolyGram Filmed Entertainment e Interscope Communications e com a banda sonora de Michael Kamen (colaborador de Terry Gilliam).

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.