Mutum-do-nordeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

[1]

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMutum-do-nordeste
Imagem do mutum-do-nordeste feita no século XIX.

Imagem do mutum-do-nordeste feita no século XIX.
Estado de conservação
Espécie extinta na natureza
Extinta na natureza (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae
Género: Mitu
Espécie: M. mitu
Nome binomial
Mitu mitu
(Linnaeus, 1766)
Sinónimos
  • Mitu mitu mitu
  • Crax mitu (Linnaeus, 1766)

O mutum-do-nordeste ou mutum-de-alagoas (Mitu mitu mitu) é uma ave da família Cracidae encontrada originariamente na Mata Atlântica brasileira.

Atualmente extinta na natureza devido à destruição de seu habitat para o plantio de cana-de-açúcar e pela caça desregrada, no Nordeste brasileiro, daí a sua denominação.

Seus últimos registros datam de 1978, 1984 e 1987. A população total da ave em cativeiro era de 60 em 1986 e 34 em 1993. Hoje em dia, ultrapassa os 100.tualmente encontra-se extinto na natureza, em conseqüência do desmatamento e da caça predatória. Trata-se de um dos primeiros casos de extinção de uma ave em nosso País devido à intervenção humana. Restaram apenas alguns exemplares em um único aviário localizado no Rio de Janeiro (criatório Nardelli), os quais foram capturados em Alagoas, de 1976 em diante. Em 1979 a espécie chegou a contar com apenas cinco exemplares em cativeiro. Graças a um trabalho de reprodução desenvolvido pelo zoobotânico Mário Nardelli, no Rio de Janeiro, o número de indivíduos aumentou para 44. Em agosto de 1999, o criatório de Nardelli fechou por dificuldades financeiras e 24 exemplares que viviam ali foram enviados, com a autorização do Ibama, à Crax – Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre, localizada em Contagem, MG. Neste momento os esforços da ONG a transformaram em uma das grandes responsáveis pela perpetuação da espécie. Hoje já existem cerca de 100 aves na Crax. A única chance de evitar sua definitiva extinção é reproduzi-lo em cativeiro e reintroduzi-lo na natureza, em áreas protegidas. Infelizmente em sua área de ocorrência ( Mata Atlântica de Alagoas e Pernambuco) existem poucos remanescentes de mata e estes poucos trechos sofrem ainda grande pressão de caça pelos moradores da região. Outra grande ameaça a essa espécie é a consanguinidade, pois os exemplares restantes são parentes próximos. Artigo de JAN 2017 sobre a conservação em cativeiro e reintrodução da ave: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/01/09/a-gaiola-que-salva/

Nome Científico[editar | editar código-fonte]

Seu nome científico significa: do (espanhol) pauji = termo usado pelos primeiros colonos na América tropical para definir uma variedade de grandes aves; e do (tupi) mutú, mitú, mutum = grande pássaro preto. ⇒ Grande pássaro preto.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa entre 2,75 a 3,0 quilogramas.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Consta que se alimenta de frutos (Eugenia sp. e Phillocantus sp.), caídos no solo, sob as fruteiras.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Em 1978, um ninho foi encontrado em árvore, a média altura, oculto pela folhagem. Em cativeiro, a postura, em geral, é de 2 ovos e a fêmea começa a botar ovos a partir dos 3 anos.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Seu habitat natural é a Mata Atlântica densa, onde vivia no chão.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mutum-do-nordeste» 
  2. BirdLife International 2012 (2012). Mitu mitu (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 19 de dezembro de 2012.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.