NTV (Rússia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A NTV (em cirílico: НТВ) é uma emissora de televisão sediada na Rússia, fundada em 1993 como uma subsidiária da empresa de Vladimir Gusinsky, Media-Most. A emissora foi uma das pioneiras nos meios independentes de televisão na era pós-soviética, mas foi posteriormente adquirida pela estatal Gazprom, gerando inúmeras controvérsias.

História[editar | editar código-fonte]

Vladimir Gusinsky fundou a empresa em 1993 e atraiu os melhores jornalistas e âncoras da época: Tatiana Mitkova, Leonid Parfyonov, Mikhail Osokin, Yevgeniy Kiselyov, Vladimir A. Kara-Murza (pai de Vladimir V. Kara-Murza), Victor Shenderovich e outros. O canal estabeleceu padrões profissionais elevados na televisão russa, com cobertura ao vivo e análise aguda dos acontecimentos. Seu show de marionetes políticos, Kukly ("Puppets"), tornou-se uma grande atração. A NTV tornou-se conhecida por seus noticiários e pelos programas de entretenimento popular. No final de 1990, ela colocou no ar o show Segodnya ("Hoje") com Mitkova Osokin diariamente entre 7 e 10 horas e o programa de comentários de notícias Itogi ("Resumindo") com Kiselyov aos domingos, às 9 horas.

A NTV foi bastante crítica ao governo russo, especialmente com relação à guerra na Chechénia (chegando mesmo a realizar entrevistas com líderes rebeldes chechenos) [carece de fontes?]. No entanto, a NTV se posicionou favoravelmente quanto à reeleição do ex-presidente Boris Yeltsin, durante a campanha eleitoral de 1996.

Em 1999, a NTV havia conseguido uma audiência de 102 milhões, cobrindo cerca de 70% do território da Rússia e estava disponível em outras antigas repúblicas soviéticas.

Durante as eleições parlamentares de 1999 e as eleições presidenciais em 2000, a NTV era crítica de Vladimir Putin e do partido político Unidade, apoiado por ele. No show de marionetes Kukly, no início de fevereiro de 2000, a marionete de Putin agiu como Little Zaches em uma história baseada na novela de E. T. A. Hoffmann chamada "Little Zaches called Cinnabar", em que a cegueira faz com que os aldeões confundam um gnomo do mal por uma jovem muito bonita.

Isso provocou uma reação violenta dos apoiantes de Putin. Em 8 de fevereiro o jornal Sankt-Peterburgskie Vedomosti publicou uma carta assinada pelo Reitor da Universidade Estadual de São Petersburgo, Lyudmila Verbitskaya, o decano do seu Departamento de Direito Nikolay Kropachyov, além de outros assistentes da campanha presidencial de Putin, que pediram para que se processasse os autores do show, pois consideram aquilo uma ofensa criminal. [editar]

Em 24 de março de 2000, dois dias antes das eleições presidenciais, a NTV destacou os eventos de setembro de 1999, quando ocorreram explosões em edifícios russos no talk show de Investigação Independente. A conversa com os moradores do prédio Ryazan junto com FSB de relações públicas diretor Alexander Zdanovich e ramo cabeça Ryazan Alexander Sergeyev foi filmado alguns dias antes. Em 26 de março Boris Nemtsov expressou sua preocupação com o possível encerramento da NTV para arejar a conversa.

Sete meses mais tarde NTV gerente geral Igor Malashenko disse na JFK School of Government, que o ministro da Informação Mikhail Lesin advertiu em várias ocasiões. Recolhimento Sr. Malashenko de advertência Sr. Lesin foi que, ao ventilar o talk show NTV "cruzou a linha" e que os gestores NTV eram "marginais" aos olhos do Kremlin.

De acordo com Alexander Goldfarb, Sr. Malashenko disse-lhe que Valentin Yumashev trouxe um aviso do Kremlin, um dia antes de arejar a mostra promissor em termos inequívocos, que os gestores NTV "deve considerar-se acabado" se eles gostariam de avançar com a transmissão.

Mudança de gestão[editar | editar código-fonte]

Em 11 de maio de 2000, auditores fiscais apoiados por agentes do escritório do Procurador-Geral e do Serviço Federal de Segurança, o FSB, invadiram a sede da NTV e Media-Most em Moscou e fez buscas durante doze horas. Críticos consideraram essa medida motivada politicamente, pois a NTV expressava oposição a Putin desde a sua campanha eleitoral presidencial. Putin negou qualquer envolvimento.

Viktor Shenderovich alegou que uma autoridade do governo havia solicitado à NTV a exclusão do marionete de Putin do programa Kukly. Assim, no episódio seguinte do show, chamado "Dez Mandamentos", o boneco de Putin foi substituído por uma nuvem que cobre o topo de uma montanha e um arbusto pegando fogo.

O programa Itogi continuou a investigar a corrupção no governo russo e as explosões na Rússia do Outono de 1999.

Em 13 de junho de 2000, Gusinsky foi detido como suspeito na investigação criminal, o Procurador-Geral do Instituto de fraude entre os Media-Most exploração, Russkoye Vídeo - 11 ª Canal Ltd. ea empresa federal Russkoye Video. Na época, a Media-Most foi envolvido em uma disputa sobre o empréstimo recebido da Gazprom. No terceiro dia, porém, ele foi liberado sob o compromisso escrito de não deixar o país .

Em 15 de julho a marionete de Putin atuou no show Kukly como Girolamo Savonarola.

Em 19 de julho investigadores do Gabinete do Procurador-Geral da Rússia chegou a casa Gusinsky, a penhora e prendeu sua propriedade.

Em um acordo informal, surpreendentemente, as acusações contra Gusinsky foram suspensas depois que assinou um acordo com Mikhail Lesin, Ministro da Mídia, em 20 de julho. Sob o acordo, Gusinsky seriam as suas dívidas com a venda de mídia-Mais para a Gazprom, que detinha uma quota de 30% da NTV, desde 1996, pelo preço imposto por este último, e foi dada a garantia de que ele não seria processado. Depois de deixar o país, Gusinsky alegou que foi pressionado a assinar o acordo com a perspectiva da investigação criminal. Media-A maioria se recusou a cumprir o acordo.

As autoridades fiscais entrou com uma ação contra a Media-Most visando suprimi-la.

Em 26 de janeiro de 2001, a Gazprom anunciou que tinha adquirido uma participação de 46% na NTV. Os direitos de voto de uma participação de 19% detida pela Media-Most foi congelada por uma decisão judicial .

Putin se encontrou com os principais jornalistas da NTV em 29 de janeiro, mas o encontro não mudou nada. As partes reafirmaram suas posições; Putin negou qualquer envolvimento e disse que não poderia interferir com o Ministério Público e os tribunais .

Em torno desse tempo magnata americano Ted Turner parecia estar indo comprar partes Gusinsky, mas isso nunca aconteceu.

Em 3 de abril Gazprom Media dirigido por Alfred Kokh violando o procedimento realizado uma reunião de accionistas que Kiselyov removido da posição de director-geral da NTV.

Em 14 de abril de 2001 assumiu a Gazprom NTV pela força e trouxe em sua equipe de gestão própria. Seu diretor-geral Yevgeniy Kiselyov foi substituído por Boris Jordânia. Muitos jornalistas de renome, incluindo Yevgeniy Kiselyov, Sorokina Svetlana, Shenderovich Viktor, Vladimir A. Kara-Murza, Dmitry Dibrov, deixou a empresa. Leonid Parfyonov e Tatyana Mitkova permaneceu. Programa Kiselyov's Itogi foi fechada, substituída pela Namedni Parfyonov's.

Cidadãos preocupados com a ameaça à liberdade de expressão na Rússia argumentou que a pressão financeira foi inspirado pelo governo de Vladimir Putin, que foi muitas vezes alvo de críticas da NTV. Algumas dezenas de milhares de russos reuniram-se para a chamada de jornalistas dissidentes NTV, a fim de apoiar a equipe NTV anos em abril de 2001. Dentro dos próximos dois anos, dois canais de televisão independente, que absorveu o ex-jornalistas da NTV, TV-6 e TVS, também foram encerradas.

Em janeiro de 2003 Boris Jordânia foi deposto como diretor-geral e substituído por Nikolay Senkevich, filho do apresentador de TV Yuri Senkevich da Channel One. Poucos dias antes, ele também foi alta da Media-Most posição de diretor-geral, onde tinha Alfred Kokh substituído em Outubro de 2001. Como insiders alegou, na Jordânia foi demitido porque NTV tinha realizado uma tradução viva do auge do cerco teatro de Moscou em outubro de 2002 e tinha sido muito crítico à forma como as autoridades lidaram com ele.

Desde então, a conversa divertida-shows tornaram-se mais proeminente na NTV, em vez de programas políticos. No entanto, ao contrário de outros canais de televisão líder na Rússia, NTV passou a informação on-the-fly sobre algumas actividades da oposição e as falhas do governo, incluindo o fogo conflagrating do Manege Moscovo no dia do russo eleições presidenciais de 14 de março de 2004, e os assassinato do presidente pró-russo da Chechênia Akhmad Kadyrov, em Vitória Dia 9 de maio de 2004.

Em 1 de junho de 2004, Leonid Parfyonov, um dos últimos jornalistas líder da equipe NTV anos que permaneceram, e que ainda era crítico do governo, foi expulso do canal, e seu programa semanal de notícias comentário Namedni foi tirado do ar . Seu último episódio de comunicação nunca foi ao ar. Pouco antes disso, Parfyonov havia sido proibida de apresentar uma entrevista com Malika Yandarbieva, viúva do líder rebelde checheno Zelimkhan Yandarbiev. Zelimkhan Yandarbiev tinha sido assassinado no exílio, no Catar no início desse ano. Parfyonov tinha partilhado esta decisão com o público em 31 de maio .

Em 5 de julho de 2004, Senkevich foi substituído por Vladimir Kulistikov (n. 1952) como diretor-geral da NTV. Tamara Gavrilova, um ex-colega com Vladimir Putin em Leningrad State University, foi nomeado vice-diretor geral.

Logo os programas políticos Freedom Of Speech hospedado por Savik Shuster (Shuster obras na Ucrânia desde 2005), contribuição pessoal hospedado por Alexander Gerasimov, e Red Arrow foram fechadas.

Depois dos Anos 2000[editar | editar código-fonte]

De 2006 a 2009, NTV correu programa comentário Weekly News Sunday Night no formato de um talk-show e talk-show político no carrinho, tanto hospedado por Vladimir Solovyov, bem como o comentário de notícias semanal programa Politics Real hospedado em sábados 2005-2008 pelo analista político e assessor chave Kremlin Gleb Pavlovsky.

Desenho Artístico[editar | editar código-fonte]

A "NTV" logotipo bem como no domínio icónico verde foi desenhado por Simon Levin, o designer russo, e tornou-se um símbolo para a nova linguagem gráfica do desenho da televisão na Rússia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website Oficial