Naram-Sin da Assíria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Naram-Sin da Assíria
Nascimento Século XIX a.C.
Morte Século XIX a.C.
Cidadania Assíria
Progenitores Pai:Puzurassur II
Filho(s) Erisum II
Ocupação soberano

Naram-Sin ou Naram-Suen foi um rei da Assíria e penúltimo rei da dinastia de Puzurassur I. Ele reinou entre os anos de 1 872 - 1 818 a.C.. Foi filho de Puzurassur II e neto de Sargão I.

Naram-Sin foi nomeado para o ilustre Naram-Sin da Acádia e levou o determinante divino em seu nome (assim como o seu avô Sargão I, que pode ter sido também nomeado após do rei Sargão da Acádia.). O pecado não deve ser confundido com o Naram-Sin, que governou Esnuna por cerca de 12 anos (o sucessor e o filho, conforme identificados em uma inscrição, de Ebicadade II há muito tempo de reinado).[1] De acordo com a Lista de reis da Assíria, o usurpador Samsiadade I, filho do rei amorreu Ilakabkabu, "foi para a Babilônia na época de Naram-Sin". Samsiadade I não foi à Babilônia até a retomada da cidade Ekalatum, assim derrubando Erisum II, filho de Naram-Sin.

Precedido por
Puzurassur II
Issi'ac Assur
1872 a.C. - 1818 a.C.
Sucedido por
Erisum II

Referências

  1. Stephanie Daley, AT Reyes (1998). Contato mesopotâmico e influência no mundo grego. Em Stephanie Dalley (ed.). O legado da Mesopotâmia. Imprensa da Universidade de Oxford. pp. 87