Naturales quaestiones
Aspeto
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
Naturales quaestiones é uma enciclopédia escrita por Séneca, cerca de 65, sobre o mundo natural. A obra é dirigida a Lucílio Júnior, e é um dos poucos trabalhos romanos cujo contexto é sobre a ciência. É uma compilação de factos sobre a natureza, escritos por vários escritores, gregos e romanos; a maioria dos factos referidos são apenas curiosidades.
O primeiro livro trata de meteoros, halos, arco-íris, parélios, etc.; o segundo livro de trovões, relâmpagos; o terceiro de água; o quarto de granizo, neve e gelo; o quinto de ventos; o sexto de terramotos e as fontes do Nilo; o sétimo de cometas. Toda a obra contém anotações de índole moral; de facto, a enciclopédia aparenta ser uma primeira tentativa de estabelecer a ética na natureza.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Long, George (1867). «Seneca, L. Annaeus». In: William Smith. Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology. 3. Boston: Little, Brown and Company. p. 782
- Seneca, Naturales Quaestiones: Bks. I-III, v. 1. Loeb Classical Library
- Seneca, Naturales Quaestiones: Bks. IV-VII, v. 2. Loeb Classical Library
- Seneca, "Ricerche sulla Natura", Piergiorgio Parroni, Arnoldo Mondadori Editore, (2010)
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- (em inglês) Naturales Quaestiones na internet
- (em inglês) Ciência física no tempo de Nero; tradução de Quaestiones naturales of Seneca, (1910). Traduzido por John Clarke, anotado por Archibald Geikie - Internet Archive.