Neighbor Discovery Protocol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Neighbor Discovery Protocol (representado por NDP, ou ND), ou Protocolo para a descoberta de vizinhos, [1] é um protocolo do TCP/IP usado com o IPv6. Ele opera na Camada de enlace de dados da Conjunto de Protocolos da Internet (RFC 1122), e é responsável pela autoconfiguração de endereço dos nós, descoberta de outros nós na rede local, determinação do endereço dos outros nós detecção de endereços duplicados, encontro de roteadores de servidores de DNS disponíveis, descoberta de prefixos de endereços, e pela manutenção da informação sobre os outros nós vizinhos que estjam ativos [2]

O protocolo define cinco tipos diferentes de pacotes ICMPv6 para realizar funções para IPv6 similares para aos protocolos do IPv4 Address Resolution Protocol (ARP) e dos recursos Router Discovery e Router Redirect de seu Internet Control Message Protocol, ou ICMP. Além disso, ele oferece muitas outras melhorias em relação a seus similares do IPv4, como se vê na seção 3.1 da RFC 4861. Por exemplo, ele inclui Neighbor Unreachability Detection (NUD), ou detecção de vizinhos inalcançáveis. Por isso, melhora a robustez da entrega de pacotes na presença de problemas em roteadores ou links, ou de nós móveis.

A extensão do protocolo Inverse Neighbor Discovery (IND), ou "descoberta inversa de vizinhos" (RFC 3122), permite que os nós determinem e anunciem um endereço IPv6 correspndente a um dado endereço da camada de enlace de dados, de modo similar ao Reverse ARP para IPv4.O SEND, ou protocolo seguro para descoberta de vizinhos, uma extensão do NDP, usa CGA (ou endereços gerados criptograficamente) e RPKI (ou recursos de criptografia de chave pública) para trazer segurança ao NPD com um método criptográfico que é independente do IPSec. O ND Proxy (Neighbor Discovery Proxy) oferece um serviço similar ao Proxy ARP do IPv4, e permite fazer bridges ou pontes de rede, de múltiplos segmentos de rede em um único prefixo de sub-rede, quando não é possível estabelecer pontes na camada de enlace.


Referências

  1. Network Working Group; Thomas Narten; Erik Nordmark; William Allen Simpson; Hesham Soliman (1 March 2005). «Protocol Overview». ietf.org. The Internet Engineering Task Force (IETF). p. 3. Cópia arquivada desde o original em 2 September 2007. Consultado em 2016-06-07 
  2. RFC 4861, Neighbor Discovery for IP version 6 (IPv6), T. Narten et al. (September 2007)
Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.