Nelspruit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nelspruit
A view of Nelspruit, South Africa (cropped).jpg

Nelspruit

Geografia
País
Província
Distritos municipais
Ehlanzeni District Municipality (en)
Municípios locais
Mbombela Local Municipality (en)
Capital de
Mpumalanga
Ehlanzeni District Municipality (en)
Mbombela Local Municipality (en)
Área
72,63 km2
Altitude
619 m
Coordenadas
Demografia
População
58 670 hab. ()
Densidade
807,8 hab./km2 ()
Funcionamento
Geminação
História
Fundação
Identificadores
Código postal
1201
1200
Prefixo telefônico
013
Website

Nelspruit ou Mbombela é uma cidade de 221.474 habitantes (2000) situada na região nordeste da África do Sul a 619m de altitude. É a capital da província de Mpumalanga (ex-Transvaal). Localizada no vale do rio Crocodile ("Krokodil" em africâner, "Umgwenya" em siswati), Nelspruit fica 100 km a oeste da fronteira com Moçambique e a 330 km a leste da cidade de Johannesburgo.

História[editar | editar código-fonte]

Nelspruit foi fundada em 1905 pelos irmãos Gert, Louis e Andries Nels que compraram as terras da região em 1890. O presidente Paul Kruger fez da cidade a última capital do governo da República Sul-africana, um estado africâner independente na Guerra dos Bôeres.

Com o desenvolvimento das estradas de ferro a partir de 1902, Nelspruit tornou-se um centro econômico e turístico na rota para Moçambique e para o Parque Nacional Kruger.

Em um recenseamento em 1991, a cidade contava oficialmente com somente 21.000 habitantes, mas só os residentes brancos eram contados. Os negros não podiam morar na cidade e viviam em "townships" ou em outras comunidades das redondezas.

A região produz grande quantidade de frutas e legumes, dentre eles 1/3 da produção sul-africana de laranja.

A cidade tem um aeroporto, o Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga, que é utilizado para vôos para Johannesburgo. A cidade também é sede do Instituto de Pesquisas Governamentais para Cítricos e Frutas Subtropicais e o Jardim Botanico Lowveld.

Em maio de 2005, o Comitê de Nomes Geográficos rejeitou a proposta feita pela municipalidade de Nelspruit de rebatizar o nome da cidade para Emlegeni (já que Nelspruit é um nome colonizador e africâner) por falta de consulta dos habitantes da cidade.

Capital Selvagem da África[editar | editar código-fonte]

Vista da cidade de Nelspruit

A cidade tem o título de "Capital Selvagem da África" por causa do Parque Nacional de Kruger, a maior reserva de caça da África do Sul. O parque tem uma área total de 18,9 quilômetros quadrados. O local também abriga as Quedas Mac Mac ("Mac Mac Falls"), onde os turistas podem visitar cachoeiras e mergulhar em lagoas de água cristalina que podem chegar até 65 metros de profundidade.

A cidade abriga o Jardim Botânico Lowveld e é cercada de montanhas, por causas dessas atrações a cidade ostenta o título de "Capital Selvagem da África".[2]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A localidade é servida por uma das mais importantes estações ferroviárias do Caminho de Ferro de Ressano Garcia.[3]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Nelspruit foi escolhida em 2006 como uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Por isso foi construído um novo estádio de futebol na cidade. Seu nome é Mbombela Stadium, tem capacidade para 40.000 pessoas e sediou os jogos da primeira fase da Copa do Mundo.

Referências

  1. a b «Main Place Nelspruit». Government of South Africa (em inglês). Census 2011. 2011. Consultado em 10 de abril de 2014 
  2. Diário de Guarulhos - Nelspruit a "capital selvagem da África" vai abrigar jogos da 1ª fase da Copa[ligação inativa]
  3. Mozambique Logistics Infrastructure: Mozambique Railway Assessment. Atlassian Confluence. 10 de dezembro de 2018.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]