Nicolaus von Amsdorf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nicolaus von Amsdorf
Nome nativo Nicolaus von Amsdorf
Nascimento 12 de dezembro de 1483
Torgau
Morte 24 de maio de 1565
Eisenach
Cidadania Alemanha
Ocupação sacerdote, teólogo, professor catedrático
Religião luteranismo

Nicolaus von Amsdorf (Torgau, 12 de dezembro de 1483 – Eisenach, 24 de maio de 1565) foi um reformador protestante alemão.

Foi educado em Leipzig, e depois em Wittenberg, onde foi um dos primeiros que ali se inscreveram na recém-fundada universidade. Em breve obteria o reconhecimento académico tornando-se professor de teologia em em 1511.

Tal como Andreas Karlstadt, ele foi inicialmente um defensor da teologia da velha linha da teologia escolástica, mas sob a influência de Martinho Lutero, ele abandonou as suas posições aristotélicas, trocando-as por uma teologia baseada na doutrina da graça de Santo Agostinho. Ele permaneceu durante toda a sua vida um dos mais determinados apoiantes de Lutero; esteve com ele na conferência de Leipzig (1519), na dieta de Worms (1521); e em segredo no esconderijo do Castelo de Wartburg. Ele assistiu aos primeiros esforços da Reforma Protestante em Magdeburg (1524), em Goslar (1531) e em Einbeck (1534); tomou parte activa nos debates em Schmalkalden (1537), onde ele defendeu o uso do sacramento pelos não-crentes; e em (1539) criticou fortemente a bigamia do nobre (Landgraph) de Hessen.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.