Nicolaus von Amsdorf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nicolaus von Amsdorf
Nome nativo Nicolaus von Amsdorf
Nascimento 3 de dezembro de 1483
Torgau
Morte 14 de maio de 1565 (81 anos)
Eisenach
Cidadania Alemanha
Alma mater Universidade de Leipzig
Ocupação padre, teólogo, professor universitário
Empregador Universidade de Halle-Wittenberg
Religião luteranismo

Nicolaus von Amsdorf (Torgau, 3 de dezembro de 1483 – Eisenach, 14 de maio de 1565) foi um reformador protestante alemão.

Foi educado em Leipzig, e depois em Wittenberg, onde foi um dos primeiros que ali se inscreveram na recém-fundada universidade. Em breve obteria o reconhecimento académico tornando-se professor de teologia em em 1511.

Tal como Andreas Karlstadt, ele foi inicialmente um defensor da teologia da velha linha da teologia escolástica, mas sob a influência de Martinho Lutero, ele abandonou as suas posições aristotélicas, trocando-as por uma teologia baseada na doutrina da graça de Santo Agostinho. Ele permaneceu durante toda a sua vida um dos mais determinados apoiantes de Lutero; esteve com ele na conferência de Leipzig (1519), na dieta de Worms (1521); e em segredo no esconderijo do Castelo de Wartburg. Ele assistiu aos primeiros esforços da Reforma Protestante em Magdeburg (1524), em Goslar (1531) e em Einbeck (1534); tomou parte activa nos debates em Schmalkalden (1537), onde ele defendeu o uso do sacramento pelos não-crentes; e em (1539) criticou fortemente a bigamia do nobre (Landgraph) de Hessen.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.