Nivaldo Teixeira Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nivaldo Teixeira Braga
Nascimento 25 de abril de 1852
Curitiba
Morte julho de 1924
Nacionalidade Brasil
Cidadania Brasil
Ocupação jornalista

Nivaldo Teixeira Braga (Curitiba, 25 de abril de 1852 -? de julho de 1924) foi um jornalista, professor e biógrafo brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João Antônio da Silva Braga e d. Zulmira da Purificação Braga, fez os estudos primários em sua cidade natal, mais especificamente, no Liceu Curitybano ou Licêo de Coritiba. Ainda jovem transfere-se para São Paulo aonde termina seus estudos. Juntamente com os irmãos funda uma escola no interior da província paulista. Ao retornar para Curitiba trabalha como professor e torna-se diretor de escolas em Curitiba, Morretes e na freguesia de Votuverava (futuro município de Rio Branco do Sul). Em 1879 deixa o magistério público e funda o Collegio Curitybano.

O Colégio, fundado e dirigido por Nivaldo Braga, ganha notável reputação na cidade e por suas salas passam algumas personalidades que fizeram história em Curitiba, como: Sebastião Paraná, Agostinho Ermelino de Leão Jr., Alfredo Romário Martins, Emiliano Pernetta, Dario Vellozo, entre outros. O Curitibano originou o curso normal de professores, na capital provinciana, e os diplomados pelo colégio eram reconhecidos pelo governo, tal era o conceito que gozava a instituição e o seu diretor.

O Mestre Braga também colaborou nos periódicos: “Jornal do Comércio”, “Gazeta Paranaense”, entre outros. Em 1887 Nivaldo decide lançar uma publicação e neste mesmo ano é impresso, sob sua direção, a “Revista do Paraná”, primeira publicação ilustrada da província. Também redigiu para a revista “Cruz Machado”.

Nivaldo Braga foi autor do primeiro Dicionário Histórico e Geográfico do Paraná, porém, seus originais foram extraviados e assim não houve a perpetuação deste trabalho.

Como biografo o professor Nivaldo elabora o perfil biográfico de personalidades como: Visconde de Nácar, Prudente de Morais, entre outros.

Foi secretário do Museu Paranaense e fez parte, em 1881, da primeira diretoria do Clube Curitibano, na função de 2° secretário.

Nivaldo Teixeira Braga faleceu em julho de 1924 aos 72 anos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • WERNECK, M. L. P. História da Educação no Paraná. Curitiba, Indústria Gráfica e

Projetos Ltda. 1978. p. 155.

  • MOREIRA, Júlio Estrela. Fontes para a História do Paraná: Cronistas Século XIX e XX. Curitiba, SEEC, 1990. p. 89.
  • NICOLAS, Maria. Almas das Ruas: Cidade de Curitiba. Curitiba, vols. 1 e 2.