Observatório Abrahão de Moraes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Observatório Abrahão de Moraes
Características
Código IAU
860
Tipo
observatório astronómico (en)
Localização
Coordenadas
Mapa

O Observatório Abrahão de Moraes, fundado em 1972, está instalado numa área de pouco mais de 450.000 m2 no município de Valinhos, a 80 quilômetros de São Paulo, sendo seu acesso feito pelo município vizinho de Vinhedo. Sua altitude é de 850 metros e suas coordenadas geográficas são aproximadamente: 23 graus de latitude sul e 3h 08min de longitude oeste.

Trata-se de um laboratório científico do Departamento de Astronomia e do Departamento de Geofísica, ambos pertencentes ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Conta com um telescópio circulo meridiano para observações astrométricas e fotométricas; o telescópio Argus para trabalhos de ensino, operado remotamente por escolas dentro do projeto Telescópios na Escola[1]; o telescópio Obelix, para monitoramento de satélites em uma colaboração entre SHAO/CAS da China, ON (Observatório Nacional do Rio de Janeiro), IAG/USP (Intituto de Astronomia e Astrofísa da Universidade de São Paulo), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UEZO (Universidade Estadual da Zona Oeste)[2]; e os telescópios Asterix e Prometeu para trabalhos de divulgação científica.

Também conta com uma estação meteorológica, uma estação geodésica[3], uma estação sismográfica[4].

Embora as atividades desenvolvidas sejam essencialmente de pesquisa, realiza-se também um trabalho de divulgação científica, através de visitas em épocas e horários previamente estabelecidos.

Seu nome é uma homenagem ao professor Abraão de Morais[5] (1917-1970), astrônomo e matemático, ex-professor catedrático da Escola Politécnica e ex-diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

A partir de 1995, em função da implantação dos equipamentos existentes, o observatório iniciou um novo ciclo em suas atividades de pesquisa e de divulgação científica. Desde então, através de cursos, palestras e visitas, o observatório tem buscado estar presente e mais próximo da comunidade.

Hoje, além da preocupação com a pesquisa e com a divulgação científica, a questão da área onde está situado o observatório tem merecido atenção especial, pois a mata é uma das poucas áreas preservadas da região.

Referências

  1. «Telescópio Robótico Argus». www.telescopiosnaescola.pro.br. Consultado em 2 de setembro de 2015 
  2. ERIKA ANTONIO DE SOUZA ROSSETTO (21 de março de 2013). «Lixo Espacial e seu Monitoramento - Contribuição para a Modelagem Correta de Imagens Traço, com Certificação via Astrometria de Satélites Geoestacionários». Observatório do Valongo. Consultado em 1 de setembro de 2015 
  3. «Observatório Abrahão de Moraes». www.observatorio.iag.usp.br. Consultado em 2 de setembro de 2015 
  4. «Detalhamento da Estação». www.moho.iag.usp.br. Consultado em 2 de setembro de 2015 
  5. O observatório mantém a grafia arcaica, que no nome deve ser atualizada para a norma vigente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]