Ola Oliver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ola Oliver
Nome completo Ola J. Oliver-Hudson
Conhecido(a) por mãe do guitarrista Slash
Nascimento 12 de outubro de 1946[1]
Los Angeles, Califórnia, EUA
Morte 5 de junho de 2009 (62 anos)
Santa Mônica, Califórnia, EUA
Filho(a)(s) Albion Hudson
Saul Hudson
Ocupação

Ola J. Oliver-Hudson (Los Angeles, 12 de outubro de 1946[1]Santa Monica, 5 de junho de 2009) foi uma estilista e figurinista afro-americana, tendo trabalhado com grandes celebridades da música e do cinema como Stevie Wonder, David Bowie, Ringo Starr, Janet Jackson, Diana Ross, Iggy Pop e John Lennon. Foi casada com Anthony "Tony" Hudson, conhecido no mundo do entretenimento pelas capas que criou para os álbuns de Neil Young. Mãe de Albion Hudson e Saul Hudson, o Slash, guitarrista da banda Guns N' Roses[2].

Vida pessoal e carreira[editar | editar código-fonte]

Ola nasceu em Los Angeles, em 12 de outubro de 1946[1], mas estudou na Europa. Frequentou o The Lester Horton School of Modern Dance, estudando Dança e Arte Dramática. Frequentou também o Instituto de Dança de Paris, o Le Loft na Suíça e o The Max Rivers School, em Londres[2][3].

Conhecida como grande figurinista e estilista, Ola foi responsável por todo o design de David Bowie em O Homem Que Caiu na Terra e que hoje está em exposição permanente no Metropolitan, em Nova York[2][3].

Os interesses de Ola iam do design e figurinismo à fotografia, dança, música e poesia. Trabalhou para a Voices Magazine e Testimony, este último sobre a tragédia do Furacão Katrina em Nova Orleans[2][3].

Ola e Anthony tinham uma relação conturbada, segundo a biografia de Slash. O casal passava muito tempo separado e Anthony se ressentia do sucesso da esposa e nunca aprovou o envolvimento de sua sogra na criação das crianças, o que levou a uma separação e posteriormente ao divórcio em 1974[4].

Morte[editar | editar código-fonte]

Ola faleceu em 5 de junho de 2009 devido a um câncer de pulmão.[3]

Referências

  1. a b c Gorman, Paul (18 de setembro de 2019). «Ola Hudson : The Woman Who Fell To Earth». Flashbak (em inglês). Consultado em 9 de março de 2023 
  2. a b c d Afrobella (ed.). «RIP, Ola Hudson». Afrobella. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  3. a b c d Los Angeles Times (ed.). «Ola J. Oliver-Hudson Obituary». Los Angeles Times. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  4. Bozza, Anthony (2008). Slash. Los Angeles: Harper. p. 457. ISBN 978-0007257751 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.