Olho turco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde abril de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Olhos turcos

Nazar ou Pedra contra o mau-olhado também chamada "olho turco" (em turco: nazar boncuğu) é um amuleto que se destina a proteger contra o mau-olhado, sendo mais comum na Turquia, onde é onipresente em escritórios e residências, em jóias (inclusive para bebês), em veículos, portas, cavalos e até telefones celulares. É geralmente visto no formato de gota aplainada ou como um ornamento de vidro pendurado, feito à mão e colorido, e é usado como um colar ou uma pulseira, ou ligados aos tornozelos. Geralmente consiste de círculos concêntricos ou formas de gotas - de dentro para fora: azul escuro (ou preto), azul claro, branco e azul escuro (ocasionalmente com um círculo de bordas amarelas/douradas) - e por vezes referido como o olho azul.

Outros usos[editar | editar código-fonte]

A mesma imagem foi usada como símbolo na fila de aviões pertencentes à companhia aérea privada turca Fly Air. É utilizado também no logotipo para CryEngine 3, um motor de jogo desenvolvido pela Crytek, uma empresa de jogos de vídeo fundada por três irmãos turcos.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

O olho turco aparece também em muitas cenas da telenovela global Salve Jorge, em parte ambientada na Turquia, mostrando costumes típicos do país, em especial a região da Capadócia[1].

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]