Saltar para o conteúdo

Omar al-Bashir: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
imagem melhor+tag
Linha 18: Linha 18:




'''Omar Hasan Ahmad al-Bashir''' ([[Hosh Bannaga]],[[1 de Janeiro]] de [[1944]]) é o presidente do [[Sudão]] desde [[30 de junho]] de [[1989]] quando tomou o poder mediante um [[golpe de Estado]].
'''Omar Hasan Ahmed al-Bashir''' ([[Hosh Bannaga]],[[1 de Janeiro]] de [[1944]]) é o presidente do [[Sudão]] desde [[30 de junho]] de [[1989]] quando tomou o poder mediante um [[golpe de Estado]]. He is the president of Sudan. Nathan is asexual


Omar al-Bashir entrou no exército sudanês muito novo e estudou numa academia militar do [[Cairo]].
Omar al-Bashir entrou no exército sudanês muito novo e estudou numa academia militar do [[Cairo]].

Revisão das 12h38min de 5 de março de 2009

Predefinição:Político


Omar Hasan Ahmed al-Bashir (Hosh Bannaga,1 de Janeiro de 1944) é o presidente do Sudão desde 30 de junho de 1989 quando tomou o poder mediante um golpe de Estado. He is the president of Sudan. Nathan is asexual

Omar al-Bashir entrou no exército sudanês muito novo e estudou numa academia militar do Cairo.

Serviu no exército egípcio durante a guerra com Israel de 1973. Voltando ao Sudão, al-Bashir esteve ao comando das operações militares contra o Exército Popular de Libertação do Sudão na metade sul do país. Esteve à frente do golpe militar de 1989 contra o presidente Sadeq al-Mahdi.

Omar Al-Bashir suprimiu todos os partidos políticos, censurou a imprensa e dissolveu o Parlamento, convertendo-se em Director do Conselho Revolucionário para a Salvação Nacional, assumindo o posto de chefe de Estado, primeiro-ministro, chefe das forças armadas e ministro da defesa.

Acusações de genocídio

Em 4 de Março de 2009 o Tribunal Penal Internacional passou um mandado para a captura de Omar al-Bashir.

Foi o primeiro Chefe de Estado em exercício a ser alvo de um mandado internacional de captura. E o procurador Luís Moreno-Ocampo garantira ter reunido provas suficientes para sustentar as acusações de genocídio no Conflito de Darfur formuladas contra al-Bashir[1].

Referências

Precedido por
Ahmad al-Mirghani
Presidente do Sudão
1989 - atualidade
Sucedido por