Orlando Paes Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orlando Paes Filho
Orlando Paes Filho
Comic image missing-pt.png

Nascimento Predefinição:13/03/1962
Local São Paulo
Nacionalidade Brasileiro
Área(s) de atuação Escritor, desenhista
Trabalhos de destaque Angus (série de livros)
Site oficial [1]

Orlando Paes Filho (São Paulo, 1962) é um escritor de livros e histórias em quadrinhos,[1] conhecido por seu trabalho na série de livros Angus.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Orlando Paes Filho nasceu em 13 de março de 1962 em São Paulo.

Ele estudou no Externato Assis Pacheco e completou sua carreira escola no Colégio Mackenzie. Iniciou seus estudos de música clássica aos 12 anos de idade.

Foi o primeiro aluno de música eletrônica erudita do país, tendo como mestre o professor Conrado Silva de Marco, discípulo direto de Karlsheinz Stockhausen.

Prosseguiu os estudos de piano clássico e canto lírico por 10 anos, tendo como mestres Ula Wolf e Armando Amado.

Aos 14 anos iniciou, de maneira particular e discreta, nas atividades de escrita. Mas Orlando publicou seu primeiro livro somente em 2003, aos 41 anos.

Teve uma vida conturbada por graves problemas familiares, tendo que trabalhar nas mais diversas funções, de segurança de boate a cobrador profissional. Esses trabalhos obrigaram-no a conviver de perto com o lado violento de São Paulo.

Tornou-se perito em artes marciais, formando-se em Hapkido com o mestre e campeão invicto, o professor Álvaro de Aguiar. Transformou-se em lutador profissional da equipe da academia Tigre, treinando profissionalmente com o professor Luis Carlos dos Reis Montag.

O contato de Orlando com a violência marcou profundamente a vida do escritor, pois foi com base nessa vivência que ele construiu seus heróis clássicos, que precisam vencer o mal com grande sacrifício e esforço. Isso trouxe uma verossimilhança incrível para as suas obras.

Depois de muito tentar apresentar sua obra literária no Brasil, Orlando Paes Filho, que vivia sozinho sem nenhum tipo de apoio, não passava das secretárias ou atendentes das casas editoriais brasileiras.

Então, enfurecido com a negação constante, o autor decidiu expor sua obra na maior feira de propriedade de entretenimento do planeta: a Licensing Show, onde empresas como Warner e Disney demonstram seus personagens principais e lançamentos para o cinema.

O resultado foi surpreendente. Orlando levou “bonecos editoriais” de todas as suas obras, trilhas sonoras compostas e executadas por ele, ilustrações etc., e os americanos ficaram incrédulos quando descobriram que o autor não tinha suas obras ainda publicadas, apesar do nível profissional das mesmas estar dentro dos padrões norte-americanos, e demonstraram interesse pelo autor, fato que foi testemunhado por jornalistas brasileiros na Licensing Show.

De volta ao Brasil, Orlando Paes Filho se surpreendeu com a repercussão jornalística de sua investida nos Estados Unidos, e devido a essa ampla divulgação no país, foi finalmente procurado pelas editoras nacionais.

Orlando Paes Filho teve seu primeiro livro, Angus O Primeiro Guerreiro, publicado em 2003, constando nas listas dos mais vendidos do Brasil do ano. A série completa contava com 7 livros, porém apenas dois títulos da série chegaram a ser publicados e mais três livros agregados.

Novamente, Orlando atacou o mercado estrangeiro, expondo suas obras em 2004 e 2005, tendo um estande próprio na Feira do Livro de Frankfurt, a maior feira de livros do mundo.

Suas obras foram publicadas em 30 países, tais como Rússia e China, e alcançaram algumas listas de best-sellers.

Percebendo que sua obra possuía um futuro promissor junto aos leitores do gênero de romances históricos e épicos de ficção, Orlando decidiu isolar-se por 10 anos na Serra Catarinense para trabalhar a sua obra, deixando-a com o formato desejado pelo autor.

O resultado desse trabalho foi o autor ter transformado sua série principal, Angus, antes composta por sete volumes, em uma trilogia, a fim de deixá-la em um formato mais acessível para seus leitores. Também transformou toda a parte ilustrada de sua obra em pinturas a óleo, feitas pelo autor durante seu período de reclusão, e compôs três trilhas sonoras, no formato sinfonia.

Orlando escreveu uma série de livros de apoio à série Angus, contando a história de vários personagens da saga, livros conhecidos como spin-offs da série principal.

Em 2017, Orlando retorna com uma grande parceria com o Grupo Editorial Novo Conceito, iniciando um trabalho focado para o público exigente deste tipo de obra e este tipo de herói clássico.

É neste escopo que o autor promete retornar com suas obras dentro de um aspecto mais erudito e trabalhado, com um nível de detalhamento que promete rivalizar com os grandes épicos editoriais da atualidade.

O primeiro livro, da agora trilogia, Angus - O Primeiro Guerreiro foi lançado em março de 2017. O segundo livro da obra, Angus - O Guerreiro de Deus, tem previsão de lançamento para o segundo semestre do mesmo ano.

Livros[editar | editar código-fonte]

2017:

  • Angus - O Primeiro Guerreiro (Novas Páginas)
  • Angus - O Guerreiro de Deus (Novas Páginas)
  • As Cruzadas de 2020 (Novas Páginas)

2010:

  • Angus V.1 (Record)
  • Angus V.2 (Record)
  • Angus V.3 (Record)

2008:

  • Senhoras da Guerra (Record)
  • Angus - O Primeiro Guerreiro (Audiolivro)

2007:

  • O Código da cavalaria (Manole)

2006:

  • Diário de Um Cavaleiro Templário (Record)
  • Cavaleiro e o Samurai (Prestígio)
  • Sangue de Gelo (Prestígio)

2005:

  • Angus - As Cruzadas (Editora Planeta do Brasil)
  • Angus - As Virtudes do Guerreiro V.1 (Idea Editora)
  • Angus - As Virtudes do Guerreiro V.2 (Idea Editora)

2004:

  • Angus - RPG (Editora Planeta do Brasil)
  • Angus - O Guerreiro de Deus (Editora Planeta do Brasil)
  • Série Universo Angus: Artur (Editora Planeta do Brasil)
  • Série Universo Angus: Anglo Saxões (Editora Planeta do Brasil)
  • Série Universo Angus: Monges Medievais (Editora Planeta do Brasil)
  • Série Universo Angus: Vikings (Editora Planeta do Brasil)

2003:

  • Angus, o Primeiro Guerreiro (ARX Jovem) 

    Referências

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    https://claraneumannblog.wordpress.com/

    Site do livro Angus de Orlando Paes Filho, best seller na China, março de 2016.

    http://www.crown.com.tw/angus/

    Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.