Os 300 de Esparta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
300
Os 300 de Esparta 01.jpg
Capa da primeira edição publicada no Brasil pela Editora Abril.
Editora(s) Dark Horse Comics
Formato de publicação série limitada mensal
Edições 5
Colorista(s) Lynn Varley
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme homônimo de 1962, veja Os 300 de Esparta (filme).

300 é uma série de história em quadrinhos de 1998, publicada originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse, sendo publicada no Brasil pela Editora Abril utilizando o mesmo formato, sob o título Os 300 de Esparta. 300 foi particularmente inspirado pelo filme de 1962 "Os 300 de Esparta", um filme que Miller assistiu quando criança[1].A história tem roteiro, desenho e arte-final de Frank Miller e foi pintada por Lynn Varley.

Foi vencedora do Eisner Awards em 1999, na categoria "Melhor Minissérie".[2]

Em 2006 a Dark Horse tinha planos de relançar 300 num único volume, no formato horizontal (widescreen) tal e qual a obra foi planejada para ser publicada mas tal não foi possível. No Brasil foi reeditada pela Devir.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A Graphic Novel descreve a Batalha das Termópilas, ocorrida em 480 a.C., quando 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leónidas lutaram até à morte para refrear o avanço do exército persa do Xerxes I no território grego. O combate atingiu o status de lenda, face à enorme desproporção entre as forças espartanas e persas.

Adaptação[editar | editar código-fonte]

Em 2007 estreou nos cinemas o filme 300, baseado nesta Graphic Novel.

Referências

  1. Frank Miller, 300 #3 (July 1998),"slings & arrows" letters page, Dark Horse Comics
  2. «1999 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre editoras ou revistas de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.