Ave-lira-soberba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pássaro-lira soberba)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAve-lira-soberba

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Menuridae
Género: Menura
Espécie: M. novaehollandiae
Nome binomial
Menura novaehollandiae
Latham, 1801

A ave-lira-soberba[2] (Menura novaehollandiae) é uma espécie de passeriforme grande, da família das aves-lira. Tem um comprimento de 100 cm, com plumagem castanha na parte superior do corpo e plumagem cinzenta na parte inferior. Tem asas arredondadas e pés fortes. A ave-lira-soberba é uns dos maiores pássaros (depois do corvo-de-bico-grosso e o corvo-comum).

O macho polígamo tem uma cauda muito elegante. A cauda consiste em dezesseis penas largas, as duas mais exteriores das quais têm forma de uma lira. Dentro destas tem duas penas protetoras e doze penas largas e delicadas que parecem com a renda. Leva sete anos até que a cauda desenvolva-se completamente. Durante a exibição do cortejo o macho desdobra a cauda e lança-a para a frente por cima da sua cabeça. Depois de acasalar, a fêmea põe um só ovo no ninho, o qual tem forma de cúpula.

Esta espécie é muito conhecida pela sua magnífica capacidade de imitar muito bem quase qualquer som. O documentário A Vida das Aves (The Life of Birds em inglês) inclui uma cena famosa na que este pássaro imita, entre outras coisas, o obturador de uma câmera, o canto de uma cucaburra, o alarme de um carro, e o ruído de uma motosserra. Durante sua exibição de acasalamento, cerca de 80% dos sons que reproduz, são copiadas de outras espécies. Todas as aves da floresta são facilmente plagiadas. Todas as suas imitações são tão boas que chegam a ser uma cópia exata do original. Frequentemente animais de outras espécies imitadas, são totalmente enganadas.

Esta espécie é originária da Austrália, e habita as florestas do sul de Vitória ao sudeste de Queenslândia. Alimenta-se de animais pequenos, os quais caça por cima do chão da floresta.

Como as demais aves australianas (como o emu) ave-lira-soberba é um símbolo popular, e até encontra-se na moeda australiana de dez centavos.

Referências

  1. BirdLife International (2018). Menura novaehollandiae (em inglês). IUCN 2018. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2018​: e.T22703605A132071218. doi:10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22703605A132071218.en Página visitada em 22 de maio de 2022.
  2. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 215. ISSN 1830-7809. Consultado em 5 de julho de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 23 de abril de 2022