Palácio de l'Isle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio de l'Isle
Palácio de l'Isle
No meio do Thiou e da Cidade Velha
Tipo
  • fortified house
Estilo dominante Medieval
Início da construção Século XI
Website http://www.larochesurforon.com/
Geografia
País  França
Região Alta Saboia
Coordenadas 45° 53' 55" N 6° 07' 37" E
Notas: Pertenceu à Casa de Genebra
e à Casa de Saboia

O Palácio de l'Isle é uma construção do século XI numa pequena ilha do ribeiro Thiou efluente do Lago de Annecy nessa cidade da França. Desde 1974 o Palácio de l'Isle está inscrito ao património histórico da França [1]

Utilizada diferentes vezes como prisão está transformado hoje em museu, mas também se o pode visitar para ver as antigas salas de audiência, as células dos prisioneiros assim como a capela.

História[editar | editar código-fonte]

Nos séculos XII e XIII está nas mãos dos Senhores de l'Isle que tinham em feudo os Condes de Genebra . É enfeudado erca de 1219 à família de Monthouz e é principalmente a prisão contal até 1219.

Importante na história do palácio e do condado, é a autorização dada em 1356 pelo Imperador Carlos IV - apesar da oposição do bispo de Genebra, Alamand de Saint-Jeoire - a Amadeu III de Saboia, de cunhar moeda neste Palácio [2].

Depois de ter passado pelas mãos do filho cadete de Luís, Duque de Saboia , João, como apanágio, fica na família de Luxemburgo em consequência do casamento de João com Helena de Luxemburgo até ao século XVI, período durante o qual foi principalmente uma residência de príncipe.

Volta à possessão dos Saboia-Nemours que utilizam as prisões e abrindo um palácio de justiça assim como o conselho dos Genevois e as finanças. O palácio mantém as funções de prisão até à revolução francesa

Chegando a estar destinado a ser demolido acabou por ser classificado. Foi utilizado pela última vez como prisão durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]