Papai Noel: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 177.42.123.174 para a última versão por Baseador (usando Huggle)
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 3: Linha 3:
{{PBPE|Papai Noel|Pai Natal}} ("Noël" é natal em [[Língua francesa|francês]]) é uma figura [[lenda|lendária]] que, em muitas culturas ocidentais, traz [[Presente (comportamento)|presentes]] aos lares de [[criança]]s bem-comportadas na noite da [[Véspera de Natal]], o dia [[24 de dezembro]], ou no Dia de [[Nicolau de Mira|São Nicolau]] ([[6 de dezembro]]). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a [[Basílio de Cesareia]]. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.
{{PBPE|Papai Noel|Pai Natal}} ("Noël" é natal em [[Língua francesa|francês]]) é uma figura [[lenda|lendária]] que, em muitas culturas ocidentais, traz [[Presente (comportamento)|presentes]] aos lares de [[criança]]s bem-comportadas na noite da [[Véspera de Natal]], o dia [[24 de dezembro]], ou no Dia de [[Nicolau de Mira|São Nicolau]] ([[6 de dezembro]]). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a [[Basílio de Cesareia]]. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.


Papai Noel – Talvez você não acredite, mas Papai Noel existe. Não só existe, mas é brasileiro. Para ser mais exato, é mineiro, de Araguari. O bom velhinho é uma figura adorável. Sempre acompanhado de crianças, quando possível distribui sorrisos e acenos. Fatos comuns quando anda alegre e descontraidamente pelo 2S. Seu aniversário é comemorado em 04/09 desde 1952.
O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente '''Papai Noel''' é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de [[barba]] branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da/dos {{PBPE2|mídia|meios}} publicitária(os), como músicas, filmes e propagandas.

Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no [[Polo Norte]], enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na [[Lapônia]], [[Finlândia]]. Papai Noel vive com sua esposa [[Mamãe Noel]], incontáveis [[elfo]]s mágicos e oito ou nove [[rena]]s voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como [[brinquedo]]s ou [[doce]]s, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes [[carvão]] às crianças mal-comportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.

O personagem foi inspirado em [[Nicolau de Mira|São Nicolau Taumaturgo]], [[arcebispo]] de [[Mira (Turquia)|Mira]] na [[Turquia]], no [[século IV]]. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na [[chaminé]] das casas. Foi declarado [[santo]] depois que muitos [[milagre]]s lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na [[Alemanha]] e daí correu o mundo inteiro.

Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais.

== Divulgação ==
[[Ficheiro:North Pole Alaska Santa Claus.jpg|thumb|right|230px|Um Papai Noel (''Santa Claus'') sem as roupas tradicionais no [[Estados dos Estados Unidos|estado norte-americano]] do [[Alasca]].]]

Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi [[Clemente Clark Moore]], um professor de [[literatura]] [[Grécia|grega]] de [[Nova Iorque]], que lançou o poema ''Uma visita de São Nicolau'', em [[1822]], escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num [[trenó]] puxado por [[rena]]s. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o {{PBPE2|fato|facto}} dele entrar pela [[chaminé]].

O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no [[Ano Novo]] para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da [[Finlândia]]. Os antigos [[Lapônia|lapões]] viviam em pequenas tendas, semelhantes a [[iglu]]s, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa [[Vermelho|vermelha]] e [[Branco|branca]]. Antigamente, ele usava trajes [[verde]] e costumava usar um gorro também [[verde]] na cabeça.

Seu atual visual foi obra do [[cartunista]] [[Thomas Nast]]<ref>[http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113326.shtml Revista Super Interessante online]</ref>, na revista [[Harper's Weeklys]], em [[1886]], na edição especial de Natal. Em alguns lugares na [[Europa]], contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de [[bispo]], tendo, em vez do [[gorro]] vermelho, uma [[mitra]] episcopal.

[[Ficheiro:SantaJody.jpg|thumb|left|200px|A típica [[barba]] branca do Papai Noel (Pai Natal).]]

== O mito da Coca-Cola ==
É amplamente divulgado pela [[internet]] e por outros meios que a [[Coca-Cola]] seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto)<ref>[http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=11387 O Papai Noel ou Pai Natal de hoje foi criado pela Coca-Cola]</ref>, mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o [[cartunista]] alemão [[Thomas Nast]]<ref>http://www.dm.com.br/materias/show/t/papai_noel_no__inveno_da_coca_cola
* http://jipemania.com/coke/natal/sovb/index.html</ref>, em 1886 na revista [[Harper’s Weeklys]].

Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores{{carece de fontes}}. O que ocorre é que em [[1931]] a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de Nast{{carece de fontes}}, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso{{carece de fontes}} e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.

== O Papai Noel ou Pai Natal da Lapônia ==
Nos países do [[Norte da Europa]], diz a tradição que o Papai Noel não vive propriamente no [[Pólo Norte]], mas sim na [[Lapônia]], mais propriamente na cidade de [[Rovaniemi]], onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel, a saber:

<code>
:Santa Claus
:FIN-96930 Arctic Circle
:Rovaniemi - Finlândia
:[http://www.santaclausoffice.fi http://www.santaclausoffice.fi]
</code>

Em função disso, a região de [[Penedo (Itatiaia)|Penedo]], distrito de [[Itatiaia (Rio de Janeiro)|Itatiaia]], no [[Rio de Janeiro]], que é uma colônia finlandesa, se auto-declarou como a "residência de verão" do Papai Noel.
Há ainda, na cidade de Gramado-RS, a Aldeia do Papai Noel.

==As renas do Papai Noel ou do Pai Natal==
As [[rena]]s do Papai Noel ou de o Pai Natal são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando o Papai Noel ou o Pai Natal entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal. Quando o Papai Noel ou o Pai Natal pede para serem rápidas, elas podem ser as mais rápidas renas do mundo. Mas quando ele quer, elas tornam-se lentas. O mito das renas foi inventado na Europa, no [[século XIX]].

A quantidade de renas que puxam o [[trenó]] é controversa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele ano, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais, puxados por oito renas. Tal lenda foi criada em [[1939]] e retratada no [[filme]] ''[[Rudolph, the Red-Nosed Reindeer: The Movie|Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho]]'' (1960 e 1998).

O nome das renas, em [[Língua inglesa|inglês]] são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em [[Língua portuguesa|português]] são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

A agência que controla o [[espaço aéreo]] americano ([[North American Aerospace Defense Command]]) também instalou um "Santa Tracker" ("Rastreador de Santa" Claus) em sete idiomas, onde se pode ver a localização atual e as próximas paradas de Papai Noel, acompanhado de suas legendárias renas<ref>O mapa pode ser seguido no site http://www.noradsanta.org</ref>. O programa de rastreamento do Papai Noel pela agência é uma tradição que data de [[1955]], quando um anúncio no jornal Colorado veio com o número [[telefone|telefônico]] para conectar as crianças com o bom velhinho e algumas chamadas, por erro, caíram numa linha da NORAD<ref>[http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5g6jUH712L0JSR862xA3sibvcIMwA] AFP, acessado em [[28 de dezembro]] de [[2009]]</ref>.

== O envio de correspondências ao Papai Noel ou Pai Natal ==
[[Ficheiro:Papai noel - santa claus from brazil.JPG|thumb|250px|Uma [[criança]] com o Papai Noel em um [[Shopping]].]]
[[Carta]]s para santos ou de cunho religioso são uma prática existente desde a antiguidade, mas apenas a partir do século passado surgiu no mundo o ato de enviar cartas ao Papai Noel como um cunho [[família|familiar]], ou seja, os pais da criança leem as cartas dela, e com a condição de serem bem comportadas durante o ano, recebem o presente como sendo de autoria do Papei Noel; às vezes de forma tão ensaiada que chegam a acreditar fielmente em sua existência, identicamente ao [[Coelhinho da Páscoa|coelho da páscoa]].

Há, entretranto, ''versões oficiais'' ou ''semi-oficiais'' de papais noeis no mundo receptoras de correspondências, e correspondem de acordo com algum critério de seleção (presentes muito [[dinheiro|onerosos]] não são entregues por razões óbvias). É comum encontrá-los em [[shopping center]]s, praças centrais das cidades, hospitais e estabelecimentos públicos, etc. Na maioria destes lugares as cartas são entregues presencialmente ou depositadas no próprio ambiente.

No [[Brasil]], os [[Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos|Correios]] oficialmente recebem cartas endereçadas ao Papai Noel desde [[2001]]<ref name="g1.globo.com">[http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1404025-17815,00-PAPAI+NOEL+RECEBE+MAIS+CARTINHAS+DE+CRIANCAS+A+CADA+ANO+DIZEM+CORREIOS.html Papai Noel recebe mais cartinhas de crianças a cada ano, dizem Correios] O Globo, acessado em [[28 de dezembro]] de [[2009]]</ref>, e o número de mensagens correspondidas equivaleu em [[2008]] em aproximadamente metade, selecionadas de acordo com o contexto ou com o valor financeiro do presente. As mensagens são enviadas aos funcionários do Correios, mas todos os brasileiros podem se voluntarear como um Papai Noel directamente nas agências dos Correios do país<ref name="g1.globo.com"/>.

Os correios dos países [[escandinávia|escandinavos]] também têm programas parecidos, mas preparados para correspondências de todo o planeta, uma vez que a [[Lapônia]] é terra dada como sendo oficialmente da origem do Papai Noel<ref>http://www.jornalfloripa.com.br/mundo/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=1975</ref><ref>[http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=9&id=5785155&titulo=Laponia-+a+terra+do+Papai+Noel Lapônia: a terra do Papai Noel]</ref>. Na [[Finlândia]] inclusive, todas as cartas dirigidas a ''Papai Noel'' ou ''Santa Claus'' e com endereço ''Lapônia'' ou ''Pólo Norte'' são direcionadas para a agência em [[Rovaniemi]] (capital da província laponesa), e segundo a própria agência, o endereço correto é: ''Santa Claus, 96930, Círculo Polar, Finlândia''<ref name="olhardireto.com.br">[http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Cartas_para_Papai_Noel_agitam_o_correio_do_Polo_Norte&edt=32&id=72376 Cartas para Papai Noel agitam o correio do Pólo Norte] Olhar direto, acessado em [[28 de dezembro]] de [[2009]]</ref>. As cartas recebidas com remetente recebem uma resposta em oito [[idioma]]s diferentes<ref name="olhardireto.com.br"/>.

== Nome do Papai Noel ou Pai Natal em vários países ==
* [[Alemanha]]: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")
* [[Argentina]], [[Colômbia]], [[Espanha]], [[Paraguai]] , [[Peru]] e [[Uruguai]]: Papá Noel
* [[Brasil]]: Papai Noel
* [[Chile]]: Viejito Pascuero
* [[Croácia]]: Djed Mraz
* [[Dinamarca]]: Julemanden
* [[Eslovénia]]: Božiček
* [[Estados Unidos]] e [[Canadá]]: Santa Claus
* [[Finlândia]]: Joulupukki
* [[França]]: Père Noël
* [[Itália]]: Babbo Natale
* [[Inglaterra]]: Father Christmas
* [[Japão]]: サンタクロース (lê-se "Santa kurosu" vem do inglês Santa Claus.)
* [[Macedônia]]: Dedo Mraz
* [[Países Baixos]]: Kerstman (literalmente, "homem do Natal")
* [[Portugal]]: Pai Natal
* [[Reino Unido]]: Father Christmas
* [[Rússia]]: Ded Moroz
* [[Suécia]]: Jultomte

== Ver também ==
*[[Roupa de Papai Noel]]

== A frase "Feliz Natal" em várias línguas ==
[[Ficheiro:Bota do Papai Noel em Brasília.jpg|thumb|right|235px|A "bota" do Papai Noel em [[Brasília]].]]
* [[Língua albanesa|Albanês]] - Gëzuar Krishtilindjen
* [[Língua alemã|Alemão]] - Fröhliche Weihnachten
* [[Língua armênia|Armênio]] - Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand
* [[Língua basca|Basco]] - Zorionak
* [[Língua bósnia|Bósnio]], [[Língua croata|Croata]], [[Língua sérvia|Sérvio]] - Sretan Božić
* [[Língua castelhana|Castelhano]] - Feliz Navidad ou Felices Pascuas
* [[Catalão]] - Bon Nadal
* [[Coreano]] - Chuk Sung Tan
* [[Espanhol]] - Feliz Navidad
* [[Esperanto]] - Gajan Kristnaskon
* [[Língua eslovena|Esloveno]] - Vesel božič
* [[Língua finlandesa|Finlandês]] - Hyvää joulua
* [[Língua francesa|Francês]] - Joyeux Noël
* [[Língua galega|Galego]] - Bo Nadal
* [[Língua galesa|Galês]] - Nadolig Llawen
* [[Língua georgiana|Georgiano]] - Kristas Shobas
* [[Língua grega|Grego]] - Καλά Χριστούγεννα
* [[Língua neerlandesa|Holandês]] - Prettige Kerstfeest
* [[Língua inglesa|Inglês]] - Merry Christmas ou Happy Christmas
* [[Língua italiana|Italiano]] - Buon Natale
* [[Língua japonesa|Japonês]] - メリークリスマス Merīkurisumasu (adaptação de ''Merry Christmas'')
* [[Latim]] - Natale hilare
* [[Macedônio]] - Sreken Božić
* [[Mandarim]] - Shèngdàn jié kuàilè (no sistema de escrita simplificada 圣诞节快乐 e tradicional 聖誕節快樂)
* [[Língua polonesa|Polonês]] - Wesołych Świąt
* [[Língua portuguesa|Português]] - Feliz Natal
* [[Romeno]] - Crăciun Fericit!
* [[Língua russa|Russo]] - S Rozdestvom
* [[Língua sueca|Sueco]] - God Jul
* [[Língua ucraniana|Ucraniano]] - Z Rizdvom Hrystovym

{{Referências}}

== Ligações externas ==
{{commonscat|Santa Claus}}
* {{link|pt|http://www.papainoel.fi/|Página oficial do Papai Noel Finlândia}}
* {{link|pt|http://www.finlandia.org.br/portext/noel.htm|Papai Noel}}
* {{link|pt|http://www.jipemania.com/coke/natal/sovb/index.html|A origem do Papai Noel}}
* {{link|en,pt|http://brazilpostcard.com/xmaspage.html|Papai Noel - Cartões ilustrados do início do século passado}}

{{Natal}}

[[Categoria:Lendas]]
[[Categoria:Personagens natalinas]]

Revisão das 13h46min de 3 de setembro de 2013

Representação moderna da figura de Pai Natal

Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 ou 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.

Papai Noel – Talvez você não acredite, mas Papai Noel existe. Não só existe, mas é brasileiro. Para ser mais exato, é mineiro, de Araguari. O bom velhinho é uma figura adorável. Sempre acompanhado de crianças, quando possível distribui sorrisos e acenos. Fatos comuns quando anda alegre e descontraidamente pelo 2S. Seu aniversário é comemorado em 04/09 desde 1952.