Véspera de Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Véspera de Natal
Julaftonen by Carl Larsson 1904 edit.jpg
Julaftonen (The Christmas Eve), um quadro colorido pintado em 1904-05 por Carl Larsson (1853-1919)
Tipo Cristão
Seguido por Cristãos
Data 24 de dezembro
Observações Dia que marca a véspera do dia de Natal, em que é feito o jantar familiar dado pelo nome de consoada.

Véspera de Natal refere-se à noite ou todo dia que precede o dia de Natal, um festival que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré.[1] O Dia de Natal é festejado em todo o mundo e a véspera de Natal é amplamente vista como um feriado, total ou parcial, em antecipação ao dia de Natal. Juntos, os dois dias são considerados uma das celebrações mais culturalmente significativas da cristandade e da sociedade ocidental.

As celebrações de Natal nas denominações do cristianismo ocidental ocidental há muito tempo começam na noite do dia 24 de Dezembro, devido em parte ao dia litúrgico cristão começar ao pôr do sol,[2] uma prática herdada da tradição judaica[3] e baseada na história da Criação no Livro de Gênesis: "e houve tarde, e houve manhã - o primeiro dia."[4] Muitas igrejas ainda soam os sinos e realizam orações à noite; por exemplo, as igrejas luteranas nórdicas.[5] Como a tradição diz que Jesus nasceu durante a noite (com base em Lucas 2: 6-8), uma missa é celebrada na véspera de Natal, tradicionalmente, à meia-noite, na comemoração do seu nascimento.[6] A ideia de que Jesus nasceu durante a noite se reflete no fato de que a véspera de Natal é referida como Heilige Nacht (Noite Santa) em alemão, Nochebuena (Boa Noite) em espanhol e de forma semelhante em outras expressões de Natal, tais como a música "Noite Feliz".

Muitas outras variáveis de ​​tradições e experiências culturais também estão associadas à véspera do Natal em todo o mundo, incluindo a reunião de familiares e amigos, o canto de canções de Natal, a iluminação com luzes de Natal, árvores e outras decorações, o envolvimento, a troca e a abertura de presentes e a preparação geral para o dia de Natal. Figuras lendárias do Natal, como o Papai Noel, fazem sua viagem anual para entregar presentes às crianças de todo o mundo na véspera de Natal, embora até o século XVI na Europa,[7] era dito que tais figuras entregavam os presentes na véspera do dia da festa de São Nicolau (6 de dezembro).

Celebração pela Igreja Católica[editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica adota as antigas tradições de considerar a véspera de uma festa como o momento mais importante da celebração. Isso porque, nas antigas tradições, o novo dia começava com o por do sol, ou seja, a noite da véspera já era o dia da festa. Por isso a Vigília do Natal tem a missa mais solene deste período. Caso semelhante ocorre com a Páscoa.

Importância[editar | editar código-fonte]

Na verdade, o dia 24 de dezembro é um dia normal que antecede o dia mais importante dos que acreditam em Jesus Cristo. Apesar disso, muitas pessoas celebram as suas ceias de Natal neste dia. Porem o dia 24 tem sua importância, embora não seja feriado, por isso muitas pessoas saem para comprar presentes, ingredientes para a ceia, passear, entre outros. Em Portugal, normalmente é concedida tolerância de ponto na tarde deste dia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mary Pat Fisher (1997). Living Religions: an encyclopedia of the world's faiths I.B.Tauris [S.l.] Arquivado desde o original em 29 de outubro de 2013. Consultado em 29 de dezembro de 2010. «Christmas is the celebration of Jesus' birth on earth.» 
  2. «Christian Calendar». Jerusalem Center for Jewish-Christian Relations. Consultado em 29 de dezembro de 2010. 
  3. Kessler, Edward; Neil Wenborn (2005). A dictionary of Jewish-Christian relations (Cambridge, Cambridgeshire, Reino Unido: Cambridge university Press). p. 274. 
  4. Bible - NIV [S.l.: s.n.] 2005. 
  5. «Helgmålsringning». Natinalencyclopedin. Consultado em 2010-12-29. 
  6. «Vatican Today». Consultado em 2010-12-29. 
  7. Forbes, Bruce David, Christmas: a candid history, University of California Press, 2007, ISBN 0-520-25104-0, pp. 68-79.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Natal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.