Boxing Day

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fila em estabelecimento comercial durante o Boxing Day

Boxing Day é um feriado celebrado no dia seguinte ao dia de Natal.

Originou-se no Reino Unido, e é celebrado em vários países que anteriormente faziam parte do Império Britânico. Boxing Day é em 26 de dezembro, embora o feriado bancário ou o feriado público em anexo possam ocorrer no mesmo dia ou dois dias depois.

No calendário litúrgico do cristianismo ocidental, Boxing Day é o segundo dia de Christmastide, [1] e também o St. Stephen's Day. [2] Em alguns países europeus, nomeadamente a Alemanha, a Polônia, a Bélgica, a Holanda e os países nórdicos, o 26 de dezembro é celebrado como segundo dia de Natal.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Existem teorias concorrentes para as origens do termo, nenhum dos quais é definitivo.

O Oxford English Dictionary dá os primeiros atestados da Grã-Bretanha na década de 1830, definindo-o como "o primeiro dia de semana após o dia de Natal, observado como um feriado no qual os pós-homens, recados-meninos e servos de vários gêneros esperam receber uma caixa de natal ".

O termo "caixa de Natal" remonta ao século 17 e, entre outras coisas, significava:

Um presente ou gratificação dado no Natal: na Grã-Bretanha, geralmente confinado a gratificações concedidas a aqueles que deveriam ter uma vaga reivindicação sobre o doador por serviços prestados a ele como um público geral por quem eles estão empregados e pagos, ou como um cliente de seu empregador legal; A teoria indefinida é que, como eles fizeram escritórios para essa pessoa, para os quais ele não os pagou diretamente, algum reconhecimento direto está se tornando no Natal.

Na Grã-Bretanha, era costume que os comerciantes coletissem "caixas de Natal" de dinheiro ou presentes no primeiro dia de semana após o Natal, graças a um bom serviço ao longo do ano.

Isso é mencionado na entrada do diário Samuel Pepys para 19 de dezembro de 1663.

Este costume está ligado a uma tradição britânica mais antiga: uma vez que eles teriam que esperar em seus mestres no dia de Natal, os servos dos ricos foram autorizados no dia seguinte para visitar suas famílias. Os empregadores dariam a cada servidor uma caixa para levar para casa contendo presentes, bônus e às vezes restos de comida.Na África do Sul (uma antiga colônia britânica), tão recentemente como a década de 1980, os lubrificantes e os colectores de lixo, que normalmente tinham pouca ou nenhuma interação com aqueles que serviam, estavam acostumados a bater em suas portas pedindo uma "caixa de Natal", sendo uma pequena doação em dinheiro, na semana ou mais antes e depois do Natal.A tradição européia, que há muito incluiu o fornecimento de dinheiro e outros presentes para aqueles que estavam carentes e em cargos de serviço, foi datada da Idade Média, mas a origem exata é desconhecida. Acredita-se em fazer referência à Caixa de Almas colocada em áreas de culto para coletar doações para os pobres. Além disso, pode vir de um costume na última era cristã / cristã primitiva, em que as caixas metálicas colocadas fora das igrejas foram usadas para colecionar ofertas especiais ligadas à Festa de Santo Estêvão, que na Igreja Ocidental cai no mesmo dia do Boxing Day..

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Boxing Day

Data[editar | editar código-fonte]

Boxing Day é um feriado secular tradicionalmente celebrado em 26 de dezembro, dia após o dia de Natal e 26 de dezembro também é o dia de Santo Estêvão, um feriado religioso.

No Reino Unido, Boxing Day é um feriado bancário (na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte desde 1871). Quando 26 de dezembro cai em um sábado, o feriado do dia do boxe é transferido para o dia de substituto, que é a segunda-feira seguinte. Se 26 de dezembro cai em um domingo, o feriado público substituto é na terça-feira seguinte.Como o Boxing Day era tradicionalmente o primeiro dia da semana (historicamente de segunda a sábado) depois do Natal, não pode ser tecnicamente um domingo, pois é considerado o dia do culto. No entanto, 26 de dezembro é hoje em dia geralmente referido como Boxing Day, mesmo quando cai no domingo. Na Escócia, o Boxing Day foi especificado como um feriado bancário adicional desde 1974, pela Royal Proclamation nos termos da Lei das operações bancárias e financeiras de 1971.

Na Irlanda - quando a ilha como um todo fazia parte do Reino Unido - o Bank Holidays Act 1871 estabeleceu o dia da festa de St. Stephen como um feriado público não móvel em 26 de dezembro. Após a partição em 1920, a Irlanda do Norte voltou ao nome britânico, Boxing Day. Na Austrália, Boxing Day é um feriado público federal. O estado australiano da Austrália do Sul, em vez disso, observa um feriado público conhecido como Dia da Proclamação no primeiro dia da semana após o dia de Natal ou o feriado do Natal.

Na Nova Zelândia, Boxing Day é um feriado estatutário; Taxas de penalidade e tempo de substituição são fornecidos aos funcionários que trabalham no Boxing Day. No Canadá, Boxing Day é um feriado estatutário federal. Escritórios governamentais, bancos e correios / entrega estão fechados. Em algumas províncias canadenses, Boxing Day é um feriado estatutário que sempre é comemorado em 26 de dezembro. Nas províncias canadenses onde Boxing Day foi feriado legal, e cai em sábado ou domingo, dias de compensação são dadas na semana seguinte.

Nos Estados Unidos, 26 de dezembro não é observado como "Dia do encaixotamento", per se, pelo governo federal; No entanto, pode ser convertido em uma extensão do "Natal observado" quando o Natal cai em um domingo, afetando assim os escritórios e serviços federais, bem como os serviços bancários, correios de entrega e comercialização. O 26 é dado como um feriado para alguns funcionários do estado, principalmente nos estados do sul: Kentucky, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Texa, mas não é conhecido como Boxe Dia. Em 5 de dezembro de 1996, o governador de Massachusetts, William F. Weld, declarou o 26 de dezembro como o Dia do encaixotamento em Massachusetts, em resposta aos esforços de uma coalizão local de cidadãos britânicos para "transportar a tradição inglesa para os Estados Unidos", mas não como férias de um empregado. Na Nigéria, 26 de dezembro é um feriado público para trabalhadores ou estudantes. Quando cai no sábado ou domingo, há sempre um feriado na segunda-feira.

Ícone de esboço Este artigo sobre o Natal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.