Portal:Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o portal sobre a capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, veja Portal:Natal (Rio Grande do Norte).

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Laurel W.svg Bem-vindo ao portal do Natal, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

Portal do Natal

Árvores de Natal e presépio.

Natal ou Dia de Natal é um feriado que ocorre maioritariamente a 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus, a figura central do Cristianismo. A data não é conhecida por ser a atual do aniversário de Jesus, e pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com um dia exato depois de nove meses em que alguns cristãos primitivos acreditavam que Jesus havia sido concebido, data do solstício de inverno, no calendário romano, ou um dos vários antigos festivais da época. O Natal é fundamental para a época de férias, e no cristianismo, marca o início da maior estação de cristandade, que dura doze dias.

Embora seja nominalmente uma festa cristã, o Natal é também amplamente comemorado por não-cristãos, e muitos dos seus costumes populares comemorativos têm origens pré-cristãs. Alguns dos costumes deste feriado incluem a troca de presentes, música, celebrações religiosas, uma refeição especial e a exibição de enfeites variados, como árvore de Natal, luzes de Natal e presépio. Em alguns países, o Pai Natal é a figura lendária folclórica associada à distribuição de prendas às crianças.

Faltam 180 dias, 18 horas, 42 minutos e 52 segundos para o Natal.
(atualizar)

Artigo destacado

Representação moderna da figura do Pai Natal.
O Pai Natal (português europeu) ou Papai Noel (português brasileiro) ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda baseia-se em parte nos contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1º de Janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia. Outros críticos defendem que o Pai Natal é uma mentira elaborada como técnica de comercialização, e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a acreditarem na sua existência.

Citação destacada

Calvin Coolidge photo portrait head and shoulders.jpg
O Natal não é um tempo nem uma temporada, mas um estado de espírito. Valorizar a paz e a boa vontade, ser abundantemente misericordioso, é ter o verdadeiro espírito do Natal.

Canção destacada

"O Holy Night" ("Cantique de Noël") é uma cantiga de Natal composta por Adolphe Adam em 1847 a partir do poema francês "Minuit, chrétiens" por Placide Cappeau (1808-1877).

Sabia que...?

  • ... a primeira árvore de Natal norte-americana foi ligada pelo Presidente Calvin Coolidge na Véspera de Natal de 1923?
  • ... sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios?
  • ... mesmo que esteja a cair em desuso, no dia 24, em certos países no final da ceia, há a Missa do Galo à meia-noite?
  • ... a tradição de oferecer presentes já existia no séc. VIII antes de Cristo?
  • ... as feitas de azevinho, um tipo de planta que não perde as folhas durante o inverno, simbolizavam a vida nos dias de frio?
  • ... nos países do norte da Europa, diz a tradição que o Pai Natal não vive propriamente no Polo Norte, mas sim na Lapónia?

Imagem destacada

O Pudim de Natal é a sobremesa servida tradicionalmente no dia de Natal. As suas origens provêm da Inglaterra, e às vezes é conhecido como pudim de ameixa, embora este também se possa referir a outros tipos de pudim cozidos envolvendo uma grande quantidade de frutos secos.
Autoria: Musical Linguist
O Pudim de Natal é a sobremesa servida tradicionalmente no dia de Natal. As suas origens provêm da Inglaterra, e às vezes é conhecido como pudim de ameixa, embora este também se possa referir a outros tipos de pudim cozidos envolvendo uma grande quantidade de frutos secos.

Tarefas

500px-Xmas tree animated.gif

Tarefas a serem realizadas:

Calendário de dezembro de 2016

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
1 2 3
4 5 6
Dia de Nicolau de Mira
(Ano litúrgico)
7 8 9 10
11 12 13
Festa de Santa Luzia
14 15 16 17
18 19 20 21
Solstício de inverno (HN)
Solstício de verão (HS)
Início do Yule
Chele/Yalda (Calendário persa)
22 23
HumanLight
Festivus
24
Véspera de Natal
(Cristão)
Chanucá (começa ao pôr-do-sol)
25
Natal
(Cristão)
26
Início da Kwanzaa
Boxing Day
27
Uwiha Ch'uyay (Bolívia)
28
Dia dos Santos Inocentes (Espanha, América Latina)
29 30
Dia de José Rizal (Filipinas)
31
Véspera de Ano Novo
(Calendário gregoriano)

Portais relacionados

Outros projetos na Wikimedia

Natal no Wikinotícias     Natal no Wikiquote     Natal no Wikilivros     Natal no Wikisource     Natal no Wikcionário     Natal na Wikiversidade     Natal no Wikivoyage     Natal no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/NatalWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/NatalWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/NatalWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/NatalWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/NatalWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NatalWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NatalWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:NatalCommons-logo.svg