Parastacidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parastacoidea)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaParastacidae
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infraordem: Astacidea
Superfamília: Parastacoidea
Huxley, 1879
Família: Parastacidae
Huxley, 1879
Géneros
Ver texto.

Parastacidae é uma família de lagostins de água doce com distribuição natural no Hemisfério Sul. A família tem uma típica distribuição Gondwana, com membros extantes na América do Sul, Madagáscar, Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné e membros extintos na Antártida. A família integra a superfamília monotípica Parastacoidea.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Três dos géneros podem ser encontrados no Chile: Virilastacus, Samastacus e Parastacus. Este último género ocorre em disjunção no sul do Brasil.

Não existem lagostins nativos da África continental, mas existem seis espécies em Madagáscar, todas do género Astacoides.

A Australásia é particularmente rica em lagostins. O pequeno género Paranephrops é endémico da Nova Zelândia. Dois géneros são endémicos da Tasmânia, Astacopsis e Parastacoides, e outros dois podem ser encontrados de cada lado do Estreito de Bass, Geocharax e Engaeus. A maior diversidade, no entanto, encontra-se na Austrália continental. Três géneros são endémicos e possuem distribuições restritas (Engaewa, Gramastacus e Tenuibranchiurus), enquanto que outros dois possuem uma distribuição mais alargada e contêm cerca de 90 espécies: Euastacus, próximo da costa australiana, de Melbourne até Brisbane, e Cherax ao longo da Austrália e Nova Guiné.

O género inclui as seguintes espécies:


Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.