Parque Natural da Serra da Estrela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Natural da Serra da Estrela
Categoria V da IUCN (Paisagem/Costa Protegida)
328px-Mapa de Portugal - Distritos plain2.png
Dados
Área 1010 km²
Coordenadas 40° 19' 19" N 7° 36' 46" O

Localizado na Serra da Estrela, o Parque Natural da Serra da Estrela cobre uma parte significativa desta montanha, que é a mais alta de Portugal Continental (1993 metros). Fica no centro interior de Portugal, nos distritos da Guarda e de Castelo Branco. Marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização do parque natural tornam-no um dos locais do país com maior precipitação.

Com valores naturais relevantes, incluindo algumas espécies de flora únicas no país, na fauna destaca-se o lobo (Canis lupus), o javali, a lontra e a raposa (Vulpes vulpes).

O parque tem percursos pedestres assinalados.

Clima

Região da Torre, o ponto mais elevado do Parque

A região do Parque possui um clima temperado de montanha, com verões frescos, invernos muito frios e ocorrência de nevadas, que podem ser intensas, entre os meses de outubro e maio. A sensação térmica diminui drasticamente com a ocorrência de ventos fortes, comuns nesta área. Alguma queda de neve é registrada, às vezes, em meses de verão, como agosto.

Cântaro Magro: elevação granítica, com 1928 m.

É comum encontrar-se, em pleno inverno, temperaturas relativamente amenas no centro da cidade da Covilhã e, ao mesmo tempo, um frio intenso (com neve e temperaturas negativas) nas proximidades da Torre, a menos de 20km de distância. A área urbana da Covilhã situa-se, em média, a 750 metros de altitude, enquanto a Torre beira aos 2 mil metros. Junto à Torre, já dentro do município de Seia, dentro dos limites da freguesia de Loriga, está situada a Estância de Esqui Vodafone, a única estância natural de esqui do país.

Fauna

Flora

Estatuto legal e conservação

  • A 16 de Julho de 1976 é criado o Parque Natural da Serra da Estrela, através do Decreto-Lei n.º 557/76
  • A 20 de Novembro de 1997 são redefinidos os limites do Parque, através do Decreto Regulamentar n.º 50/97
  • A 7 de Julho de 2000 é criado o Sítio "Serra da Estrela", proposto para integrar a rede Natura 2000, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/00
  • A área do "Planalto Central da Serra da Estrela" é integrada na Rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa

Ligações externas