Partido Baath Árabe Socialista Democrático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Baath Árabe Socialista Democrático
حزب البعث الديمقراطي العربي الاشتراكي
Parti Baath arabe socialiste démocratique
Líder Ibrahim Makhous
Fundação 1970
Sede Paris,  França
Ideologia Neo-baathismo
Socialismo democrático
Secularismo
Federalismo
Espectro político Esquerda
Antecessor Partido Baath (cisão)
Afiliação nacional União Nacional Democrática
Comitê Nacional de Coordenação para a Mudança Democrática
Cores Preto, Vermelho, Branco e Verde

O Partido Ba'ath Árabe Socialista Democrático (em árabe: حزب البعث الديمقراطي العربي الاشتراكي Hizb Al-Ba'ath Al-Dimuqratiy Al-'Arabi al-Ishtiraki; em francês: Parti Baath arabe socialiste démocratique) é um partido político ilegal da Síria.

De ideologia baath, o partido foi fundado em 1970 e é liderado por Ibrahim Makhous, ex-ministro das Relações Exteriores da Síria. É um remanescente da facção de esquerda de Salah Jadid do Partido Baath. O partido tem a sua sede em Paris, na França e se juntou à coligação da oposição síria da União Democrática Nacional em 1981[1].

Ideologia[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do baathismo histórico que defende o controlo político baathista do Estado, o Partido Ba'ath Árabe Socialista Democrático apoia o pluralismo democrático. O partido defende a implementação de leis que consagram liberdade de expressão, reunião e igualdade de oportunidades que, embora incluídas na constituição, não são cumpridas. O partido também apoia o conceito de luta de classes[1].

Guerra Civil Síria[editar | editar código-fonte]

O Partido Baath Árabe Socialista Democrático juntou-se ao Comitê Nacional de Coordenação para a Mudança Democrática após o início da Guerra Civil da Síria e defendeu o diálogo com o governo para assegurar a transferência do poder ao rejeitar a intervenção militar externa e o armamento da oposição . O partido também apoiou o plano de paz de Kofi Annan[1]. O partido também tem representação no Conselho Democrático Sírio (a ala política das Forças Democráticas Sírias)[2] como parte da Assembleia para a Democracia e da Esquerda na Síria.

Referências

  1. a b c «The Democratic Socialist Arab Baath Party». Carnegie Endowment for International Peace. Consultado em 5 de setembro de 2017 
  2. «Kurdish-Arab coalition in Syria creates political wing». Kurd Net - Ekurd.net Daily News (em inglês). 10 de dezembro de 2015